Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos com a ênfase na atenção à saúde popular nas comunidades de Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde orienta Agentes de vigilância e Agentes comunitários de saúde (ACS) a realizarem sua inscrição para o curso de Educação Popular em Saúde (EPS) oferecido pelo EdpoSUS – Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde. A inscrição não é online, o educando deve individualmente mandar via correio a ficha de inscrição devidamente preenchida pelo candidato e as cópias dos documentos com os anexos pedidos para endereço indicado no edital http://www6.ensp.fiocruz.br/edpopsus/, no Recife, ou entregar na portaria do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, localizado na sede da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na capital pernambucana.
A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, explica que o objetivo da formação é contribuir para o aprimoramento da atuação dos profissionais das equipes de atenção básica em saúde, em especial, dos agentes comunitários e Agentes de Vigilância em saúde do município de Petrolina.
O curso de Educação Popular em Saúde, oferecido na modalidade presencial com momentos de conexão virtual, constitui-se em uma estratégia fundamental da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, cuja proposta é fomentar as transformações do trabalho em saúde, para que seja um espaço de atuações críticas, reflexivas, propositivas e compromissadas com a atenção básica.
A coordenação do curso encaminhará a lista de alunos participantes para as secretarias municipais com o fim de liberação e ciência. Para mais informações os interessados podem acessar o endereço eletrônico http://www6.ensp.fiocruz.br/edpopsus/, ou se dirigir a própria sede da UFPE em Recife-PE
Texto: Aurílio Marcos