SESAU
Motivados pelo grito de guerra “Menor no volante, perigo constante”, alunos da Escola Municipal Raimundo Medrado Primo participaram na manhã desta quinta-feira (20) de uma caminhada pelas ruas do bairro Palmares em prol da educação no trânsito.
A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, contou com a parceria da Secretaria de Educação, da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), Detran Bahia, Polícia Militar, alunos e jovens do grupo de HIP HOP Norte-Ba Crew.
A Semana Nacional do Trânsito é lembrada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade para a educação no trânsito. Nesse sentido os Agentes Comunitários de Saúde estão mobilizando toda comunidade para que possam ser envolvidos nas atividades e ações de prevenção e saúde no trânsito.
Durante a caminhada, crianças seguravam diversos cartazes com mensagens de cuidados no trânsito. Para a estudante do primeiro ano, Eveline Souza de Jesus, de 8 anos, a iniciativa foi importante. “Os motoristas precisam respeitar os pedestres”, disse.
Os alunos do terceiro ano, Janaina Silva, 9 anos e Daniel Silva Carlos, de 8 anos aprovaram a ação. “Foi uma aula diferente em que aprendemos algumas normas do trânsito como, por exemplo, ficar atento no semáforo e atravessar apenas na faixa”, explicou.
A Diretora da Escola, Jusciara Rodrigues, agradeceu a todos que participaram da atividade e advertiu a população para a importância de conhecer e respeitar às normas e leis de trânsito. “É necessário ensinar as crianças à importância da educação no trânsito, plantar uma semente de conscientização e respeito à vida”, pontuou.
Segundo Maria Nelza, Agente de Saúde a 23 anos da comunidade do bairro Palmares, o projeto contribui para que as crianças tenham consciência sobre os comportamentos adequados no trânsito. “É importante para nossa sociedade onde é cada vez maior o número de automóveis nas ruas. As crianças, que serão os futuros motoristas precisam ter, desde hoje, acesso a uma orientação eficiente e uma efetiva educação para o trânsito”, explicou.
“Nosso objetivo é sensibilizar, nas crianças e adolescentes o senso de responsabilidade. Acreditamos que ações assim acabam influenciando até os pais e a sociedade em geral. Até a Semana Nacional do Trânsito, os Agentes Comunitários de Saúde estarão mobilizando, junto com as unidades de saúde do seu bairro a população para discutir a temática”, destacou o secretário de saúde de Juazeiro, Dalmir Pedra.