Ao todo, 20 áreas da zona rural de Petrolina serão visitadas pelos Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. Nessa primeira etapa é realizada a pesquisa de triatomíneos (barbeiro) para verificar a presença ou não do inseto nas residências; já na segunda fase é realizada a borrifação nas casas onde foi encontrado o inseto.
As ações fazem parte do Programa de Controle à Doença de Chagas, instituído no município em 2013, com o objetivo de evitar e reduzir a proliferação do barbeiro. “Doze localidades já foram visitadas e, somente, após o término da pesquisa em todas as 20 é que iniciaremos a borrifação, estratégia que interrompe o ciclo de transmissão da doença”, explicou o gerente de Endemias Jailson Araújo.
As localidades atendidas pelo Programa de Controle à Doença de Chagas são: Pau Ferro, Izacolândia, Lajedo, Caldeirão II, Capim, Olho d’ Água da Bela Vista, Serra da Santa, Santa Fé, Barra Franca, Romão, Cruz, Simpatia, Boa Vista I, Muquém, Terra Nova, Picos, Serrote do Urubu, Poço da Cruz, Nova Descoberta e Rajada.
A doença de Chagas é transmitida após a pessoa coçar o local da picada, pois as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou. O contágio também acontece por transfusão de sangue contaminado e durante a gravidez, da mãe para filho.
Fonte: ASCOM SMS