Representando o Município de Petrolina, a Secretaria Executiva de Segurança Cidadã, que tem como gestor o secretário Jenivaldo Santos, participou nesta quarta-feira (14), da Audiência Pública na Câmara Legislativa sobre Segurança Pública – Uma iniciativa gerada pelo requerimento do vereador Adalberto Bruno da Silva, e que contou com a participação de autoridades da área policial e sociedade civil.
As pautas abordadas na audiência foram voltadas para a falta de efetivo policial, condições de trabalho e infraestrutura. Dentre as autoridades, no âmbito municipal e estadual do setor de segurança pública, estavam também integrados ao debate o secretário de Governo Orlando Tolentino, que já atuou na Polícia Federal, e o Presidente da Empresa Petrolinense de Transito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro.
Ao falar sobre a segurança no Município, o secretário de Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos, frisou o trabalho da Guarda Municipal. “Petrolina tem hoje uma Guarda Municipal que já consegue trabalhar com mais autonomia, e agora também com qualidade, visto que a Gestão inaugurou recentemente um dos maiores quarteis do país para a nossa Guarda.”
“É importante pontuar também o exitoso trabalho que a GM vem desempenhando em parceria com os órgãos se segurança pública, como por exemplo, a ‘Operação Saturação’, voltada para combater crimes relacionados ao tráfico de drogas, além do comando do Eixo Autoridade – no âmbito do Programa Federal ‘Crack é Possível Vencer’”, concluiu o comandante da Guarda.
O secretário de Governo, Orlando Tolentino ressaltou o valor do fator de empregabilidade para redução do crime no Município. “Todos os pontos discutidos são extremamente relevantes, mas não podemos esquecer-nos da empregabilidade, ponto fundamental para manter uma família e uma cidade em harmonia”.
“E aqui em Petrolina o prefeito Julio Lóssio vem buscando qualificar os jovens com vários cursos de capacitação para que eles garantam o seu emprego, não indo para outros caminhos”, completou o secretário.
PMP/ Ascom Cidade