Atualmente, Petrolina tem 132 pacientes de tuberculose em tratamento. A fim de reduzir o número de novos casos da doença bacteriana, que é contagiosa e pode levar à morte, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina criou uma estratégia para identificar os portadores da bactéria, antes que os mesmos desenvolvam a doença e que esta seja transmitida para outras pessoas.
Pioneira no estado de Pernambuco, a iniciativa visa a busca ativa de usuários com infecção latente, ou seja, pessoas que mantiveram contato com portadores da tuberculose, foram contaminados com a bactéria, mas ainda não desenvolveram a doença. “Capacitamos toda a nossa Rede de Atenção Básica à Saúde para rastrear esses usuários assintomáticos e encaminhá-los para acompanhamento em nosso Serviço de Infectologia”, explica o técnico em vigilância epidemiológica, Francisco Freitas.
Através da realização do exame PPD (Proteína, Derivada, Purificada) é possível identificar se o usuário possui a bactéria causadora da tuberculose e iniciar o tratamento medicamentoso. “Nesse estágio, o paciente utiliza apenas um medicamento, enquanto o portador da tuberculose utiliza um esquema básico de quatro. Além de diminuir os efeitos para os pacientes, com o diagnóstico precoce, podemos interferir na cadeia de transmissão da tuberculose e reduzir a sua incidência em Petrolina” avalia a secretária municipal de saúde, Lucia Giesta, lembrando que todo o tratamento é realizado gratuitamente.
O município vem organizando um sistema próprio de notificação dos casos de infecção latente, visto que o registro dos mesmos não é exigência dos órgãos estadual e federal de Saúde.