A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), em parceria com a Secretaria de Obras do Município, investe na melhoria da adequação física das unidades de Saúde do Projeto N-3 e do C-3. Na reforma serão feitas a ampliação dos consultórios médicos, odontológicos e a construção de novas salas de vacinas, enfermagem e curativos, além de uma completa melhoria na infraestrutura para atender a comunidade de Petrolina.
O gestor de Obras de Petrolina, Rogério Valença, afirma que as duas unidades de Saúde terão uma infraestrutura moderna para acolher os usuários da rede SUS do município. “As unidades serão reformadas de acordo com as necessidades, para melhor acomodar as comunidades do N-3 e C-3. Salas ampliadas, construção de novas paredes e divisórias, construção de recepções para uma maior quantidade de usuários, além de uma avaliação de toda a infraestrutura elétrica e hidráulica das unidades”, pontua.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Simão Pedro Coelho, que fica localizada no Núcleo-3 do Projeto Senador Nilo Coelho, atende às comunidades do N-3 e N-1 levando serviços de saúde a 5.200 usuários. A unidade de Saúde do Projeto C-3 acolhe as comunidades do N-8 e N-9 com atenção humanizada à saúde básica de 6.500 moradores das comunidades.
A agricultora Maria do Rosário fala sobre a importância dos serviços da UBS para a comunidade do C-3. “Com essa reforma podemos ter agora um espaço maior e mais confortável pra que a gente possa estar trazendo nossa família”, destaca.
Ao término das obras, as unidades de Saúde contarão com um serviço completo de atenção à saúde básica; médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde Bucal, além de uma equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atendem a comunidade com visitas domiciliares.
Para a secretaria de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, as melhoria na estrutura física das unidades mostram o compromisso com a saúde de todas as pessoas. “As comunidades do N-3 e do C-3 vão contar com duas unidades completas e totalmente equipadas para atender a população. A prioridade da nossa gestão é cuidar da saúde de todas as pessoas oferecendo um tratamento humanizado e acolhedor a cada petrolinense” afirma.