O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira, juntamente com uma comissão formada por representantes dos perímetros irrigados de Juazeiro, participou na segunda-feira (26), em Brasília, de audiência na sede Nacional da Codevasf. O encontro que contou com a presença do assessor técnico da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Eduardo Brandão, teve como pauta discutir a revitalização dos perímetros, priorizando a modernização do sistema de irrigação, criando linha especial de crédito; a negociação da titulação e K1; e a ampliação do horário reservado para a fruticultura irrigada.
Na ocasião o grupo formado por Josival Barbosa representando o Instituto da Fruta; Josival Nascimento Pereira e Valter Matias de Alencar do perímetro de Maniçoba; José Nunes Bezerra do perímetro de Curaçá; e Pedro Bernardino representando o perímetro de Mandacaru; apresentou as solicitações ao Secretário Nacional de Irrigação, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira. De acordo com o secretário nacional, a respeito da revitalização dos perímetros, uma empresa contratada, já está trabalhando na elaboração dos projetos individuais dos lotes.
“O governo federal através da Secretaria Nacional de Irrigação elaborou uma linha de fomento para financiar os projetos de modernização do sistema de irrigação”, informou Miguel Ivan. Sobre a titulação e a tarifa do K1 (Amortização de investimento público na construção da infraestrutura de irrigação), o vice-presidente do Instituto da Fruta Josival Barbosa explicou que “os produtores irão encaminhar propostas até o dia 29 de maio sobre a renegociação das dívidas”. Já a respeito da ampliação do horário reservado para a fruticultura irrigada, o secretário nacional informou que existem três projetos de lei tramitando no Congresso.
O secretário de Agricultura de Juazeiro, Jorge Cerqueira enfatizou que o papel da prefeitura é fomentar o apoio político à agricultura como um todo, “levando em consideração o prestigio do prefeito Isaac Carvalho junto às instituições federais, no sentido de viabilizar apoio para que a pauta apresentada possa ser atendida”, disse. Vale destacar que as audiências foram viabilizadas pelo Instituto da Fruta através do presidente Ivan Pinto juntamente com a comissão de produtores e apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura.




