O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira representando o prefeito Isaac Carvalho, participou na manhã desta terça-feira (23), no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro; da abertura do Workshop sobre ‘Agricultura de Precisão em Fruticultura’, que aconteceu durante todo o dia de hoje e será finalizado nesta quarta-feira (24).
O evento é uma realização da Embrapa Semiárido e da UNIVASF, e tem como objetivo apresentar aos produtores, técnicos e prestadores de serviço do setor agrícola os resultados de pesquisa em fruticultura obtidos pela Rede de Agricultura de Precisão. Durante todo o dia foram apresentadas aplicações da agricultura de precisão em espécies frutíferas, como a maçã, uva, pêssego, e citros, por pesquisadores de quatro unidades da Embrapa (Semiárido, Uva e Vinho, Clima Temperado, Instrumentação).
De acordo com pesquisador Ricardo Yassushi Inamasu, criou-se uma imagem forte, que a agricultura de precisão tem o custo elevado, “isso é um mito, pois os custos só ocorrem quando os equipamentos não são bem utilizados. É preciso respeitar as diferenças que existem no campo; aumentar a eficiência e reduzir o desperdício e os danos ao meio ambiente, este é o conceito que está por trás da agricultura de precisão”, observou. A agricultura de precisão leva em consideração a variação das condições de solo e das plantas dentro de uma área de cultivo. Com as técnicas e os equipamentos adequados, os agricultores podem melhorar a gestão com a doação de manejos diferenciados para as diversas zonas identificadas nessa área.
Segundo o pesquisador Luis Henrique Bassoi da Embrapa Semiárido é preciso apresentar essa agricultura “aos produtores e técnicos do setor agrícola que ainda não conhecem, e, ao mesmo tempo, explicar seus conceitos, quebrar alguns paradigmas para os que já conhecem”, disse. Já para o secretário de Agricultura Jorge Cerqueira, o workshop é uma oportunidade de ampliar o nível de conhecimentos dos produtores da região. “Esse é uma tema diferenciado e de grande importância para os agricultores e pesquisadores do Vale do São Francisco. Com os equipamentos certos, pode-se fazer uma agricultura de precisão, porém já existem formas que permitem o seu emprego de maneira simples, tanto no custo como na produtividade”, observou.
O workshop que teve a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Sebrae; hoje contou com a presença de estudantes acadêmicos, agricultores, pesquisadores, técnicos e prestadores de serviço do setor agrícola.