ASCOM SEAPA
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira, esteve na manhã desta segunda- feira (21), no espaço da Feira Livre, participando da abertura oficial da 1ª Feira Regional da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar do MST no Norte da Bahia. O evento que se estenderá até amanhã (22) tem como objetivo fortalecer e propagar os produtos da agricultura familiar na região.
De acordo com André Maia, representante do setor de produção do MST da Região Norte, a proposta “é divulgar a excelente qualidade dos alimentos produzidos por agricultores do movimento, além de estreitar uma boa relação entre o MST e a sociedade, através da divulgação de artesanatos (cosméticos, biscoito de sequilhos, doces e tapioca), produtos agrícolas (frutas e verduras) e produtos da agropecuária (galinha caipira)”. Os organizadores estimam que durante o evento, cerca de cinco mil pessoas visitem a feira. “Além da exposição de produtos da agricultura familiar também contamos com a realização de palestras sobre variados assuntos, uma forma de oportunizar informações importantes para os participantes”, informou André.
Durante a manhã foi proferida pelo consultor do Sebrae, Eduardo Ferreira, a palestra sobre ‘Cooperativismo e Associativismo’, que teve como propósito transmitir informações sobre organização através de associações, fortalecimento de laços comerciais, e discutir a possível criação de uma cooperativa regional para atender toda a categoria. Já durante a tarde foi realizada a palestra sobre ‘Agroecologia e Agricultura Orgânica’ proferida por Josemário Gonçalves da Silva, representante do IRPAA. Finalizando a programação técnica cientifica será ministrada na manhã desta terça-feira (22), a palestra sobre ‘Convivência com o Semiárido’ também realizada pelo IRPAA.
O agricultor familiar José Elísio de Oliveira de 67 anos, participou do evento comercializando cebola e abóbora. “Essa é uma oportunidade de divulgar os nossos produtos e reafirmar a importância da agricultura familiar em nossa região, sou produtor há oito anos e me sinto honrado por exercer uma profissão tão digna”, frisou. Já o agricultor de Sobradinho, Jairo Coelho Ribeiro destacou a importância da atividade. “Queremos mostrar que o pequeno agricultor também tem seu espaço na cadeia produtiva, e os nossos produtos é que sustentam a mesa dos consumidores. Estou feliz com a realização do evento e hoje exponho produtos como abacaxi, melancia, maracujá, milho e banana”, observou.
Participam do evento agricultores familiares de Juazeiro, Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Campo Alegre de Lourdes, dentre outros. “É uma grande oportunidade de valorizar o setor que tem uma importância imensa no dia-a-dia da população, vale destacar que a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos na Brasil, e nada mais justo que promovermos um evento que evidencie esses trabalhadores”, destacou o titular da SEAPA, Jorge Cerqueira.
O evento que é uma realização Associação Regional de Cooperação Agrícola do Norte da Bahia – ARCA/Norte (MST), conta com o apoio da Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.