SECJU
A Semana da Juventude realizada em Juazeiro pelo Município, através da secretaria de Cultura e Juventude (SECJU), serviu de termômetro para a descoberta de novos talentos locais, que estão despontando no cenário cultural da cidade.
O secretário de Cultura Donizete Menezes, procurando dialogar com a classe artística e com isso motivar cada vez mais a produção cultural do Município, vem acompanhando esses novos talentos, em sua maioria jovens músicos, cantores, compositores e poetas, “sem esquecer que em Juazeiro temos uma variedade de talentos em todas as áreas, como teatro, dança, e de grande qualidade artística”, lembrou.
Participando recentemente do programa Giro Cultural da Rádio Juazeiro, de responsabilidade do radialista e produtor cultural Geraldo Messias de Souza, o titular da SECJU prestigiou o talento dos jovens músicos,Júnior Coelho e Tiago Lacerda da banda Jumper, da cantora e compositora Joana Sousa, acompanhada ao violão por Marion Gomes, e também prestigiou o trabalho literário da jovem poetisa Ruthe Maciel, participante ativa do projeto “Vem Para a Praça”, do Coletivo Juart.
Os meninos da Jumper mostraram um pouco do seu som, e a cantora Joana Sousa também. A poetisa Ruthe Maciel que também colabora com a editora CLAE na internet declamou alguns de seus poemas. Joana Sousa tem projeto para tocar em barzinho, junto com os músicos José Clei (violão) e Marion Gomes (percussão). Participou da etapa classificatória em Salvador do programa Ídolos, da TV Record em 2012.
“De 5 mil participantes eu fiquei entre os 200 classificados na etapa em Salvador”, disse entusiasmada. A cantora juazeirense destacou ainda a sua participação em festivais estudantis, como o FACE, e o Programa Coletânea da Transamérica, hoje Transrio. Os integrantes da banda Jumper e a poetisa Ruthe, convidados do projeto “Vem Para a Praça”, já são conhecidos do Coletivo Juart. A Jumper participou da última edição do projeto abrindo a Semana da Juventude no Parque Lagoa de Calu.
O secretário Donizete parabenizou a iniciativa do programa Giro Cultural, por está promovendo essa integração com os artistas da cidade, e pela oportunidade dos mesmos poderem mostrar o trabalho que já vem sendo desenvolvido no Município por coletivos que se ajudam e que a SECJU tem acompanhado e apoiado nessa nova gestão da Cultura.