Quando as 1200 casas do residencial Nova Petrolina forem entregues no início do próximo ano, cerca de 4800 pessoas serão beneficiadas com a conquista de um novo lar. O sonho da casa própria será realidade para essas pessoas, em mais um empreendimento na cidade do programa Minha Casa Minha Vida.
Petrolina tem hoje cerca de seis mil novas habitações do Programa em construção. O secretário de Habitação, Ednaldo Lima, acompanha as obras de cada conjunto residencial e nesta terça (14) foi dia de verificar de perto o andamento da construção das novas moradias do Nova Petrolina.
As construções das casas são no sistema pré-moldado o que otimiza em até 60% o tempo de entrega da obra. “O tempo que levaria numa construção nos moldes normais seria de dois anos e meio, e nesse sistema de concreto armado, em 15 meses entregaremos todas as casas e pavimentação do residencial prontos para serem repassados para população,” explica o gerente da obra, o engenheiro Manoel Bosco. O engenheiro explica que para atender ao governo municipal, que quer agilidade nos prazos de entrega, são empenhados somente naquele canteiro de obra, cerca de quinhentos profissionais da construção civil.
O investimento total da obra é de mais de R$74 milhões, recursos provenientes do Banco do Brasil, numa iniciativa pioneira em Pernambuco, pois é o primeiro financiamento da instituição bancária no Minha Casa Minha Vida no Estado. “Nós temos o maior programa habitacional do Norte e Nordeste e queremos ampliar o quanto for necessário, para que cada morador de baixa renda em Petrolina tenha a sua casa própria. Queremos todas as pessoas em moradias dignas, reduzir o máximo o déficit habitacional em nossa cidade,” destaca o prefeito Julio Lossio.
São casas de 39 metros quadrados, cada uma com banheiro, dois quartos, cozinha e área de serviço. Na área do residencial Nova Petrolina, as famílias poderão contar com quatro áreas de lazer, com quadras de esportes, quiosques, parque infantil, além de uma escola e também de uma creche. “Toda a infraestrutura prevista para o local foi planejada a partir de um relatório de Diagnóstico da Demanda por Equipamentos, elaborado pelo setor de Serviço Social da Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura de Petrolina, de acordo com a portaria 465/2011 do Ministério das Cidades,” explica o secretário de Habitação, Ednaldo Lima.
Quando se instalarem no local, em suas novas casas, essas famílias contarão com rede de esgoto montada com uma estação elevatória, rede de água potável, além de todo o sistema elétrico já instalado, pavimentação das ruas e passeios.
“A previsão é que no mês de junho possamos omeçar o cadastramento das famílias que participarão do sorteio e posteriormente da seleção da instituição financeira , através da verificação de toda a documentação para adquirir a casa própria através do Minha Casa Minha Vida, “ diz o secretário de Habitação Ednaldo Lima. Ele reforça que depois do sorteio realizado, a instituição financeira tem que dar o aval em toda a documentação apresentada para que o beneficiário tenha direito à sua casa própria.
Texto: Soraide Cavalcanti
Fotos: Gilson Santos