O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Geraldo Júnior, esteve este mês na Universidade Estadual do Ceará (UECE) para apresentar o G20 Semiárido. O secretário foi recebido pelo reitor da UECE, professor Jackson Sampaio e pelo coordenador do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas, professor Emerson Mariano da Silva.
Além de comunicar a formação do G20-Semiárido, o secretário e coordenador do grupo informou ao reitor o principal objetivo do encontro que é “construir um espaço de discussão da nova realidade econômica e social do Nordeste e do semiárido, na perspectiva do século XXI”.
Geraldo Júnior expôs ainda que o grupo formado pelas 20 maiores cidades, em termos populacionais, da região, excluídas as capitais, pretende se transformar num instrumento para aumentar as dinâmicas econômicas da região e reduzir as desigualdades regionais existentes entre o Nordeste-Sudeste, mas também, nesse novo momento, dentro do próprio Nordeste. “Entendemos que as grandes instituições regionais (SUDENE, BNB, DNOCS etc) e as Universidades precisam, juntas, enfrentar o problema com as armas da inteligência e da ciência e queremos que a UECE faça parte desta nova perspectiva que pretendemos criar”, declarou.
O reitor Jackson Sampaio colocou a competência da UECE a serviço desta luta. Inclusive revelando que a universidade tem um estudo sobre a mudança climática do semiárido, onde foram analisadas possíveis mudanças climáticas, em função da interferência cada vez maior do homem, coordenada pelo professor Emerson Mariano da Silva.
Os municípios que compõem o G20-Semiárido: Arapiraca (Al), Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Vitória da Conquista (BA); Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Sobral (CE); Campina Grande, Patos (PB); Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe (PE) e Mossoró (RN).
Fonte: ASCOM SEPOG/PMP