O I Congresso Norte-Nordeste e II do Vale do São Francisco de Formação para o SUS (CONGREFOR) que objetiva discutir questões referentes à formação profissional direcionada ao Sistema Único de Saúde (SUS) acontece até está sexta-feira (13) no Complexo Multieventos da UNIVASF. O Secretário de Saúde do Município, Cássio Garcia e sua equipe técnica participaram da cerimônia de abertura realizada na tarde desta quarta-feira (12), e na ocasião o mesmo falou sobre a felicidade em presenciar um momento com tamanho significado.
“Sabemos dos desafios que o sistema tem enfrentado, mas acredito na importância de discutir melhorias em encontros como esse. Agradeço a disponibilidade de todos para conversar e construir nesses dias de trabalho. Estamos sempre aprendendo com o SUS, que está em constante transformação e é nesse espaço que vamos criar ações para superar os desafios diários. Iremos trabalhar para fazer um SUS cada vez forte”, destacou o secretário.
O evento considerado pelos organizadores um dos maiores desafios para a sustentação e consolidação do sistema de saúde nacional, foi aberto com a conferência do professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) José Ivo dos Santos Pedrosa com o tema ‘O desafio da Formação para o SUS: valorizando o instituinte’.
De acordo com a coordenadora do evento, Barbara Cabral, a realização do Congrefor 2014 reflete o compromisso da Univasf em promover espaços de debates e reflexões sobre diversos dispositivos formativos voltados ao fortalecimento do SUS. “Apostamos que conversar sobre as conquistas e os desafios relativos à formação voltada à atuação no contexto público é uma via importante para a consolidação da Política de Atenção à Saúde em curso no país,” explicou à coordenadora.
O evento apresenta uma programação diversificada como “Grandes Rodas” de discussão; “Cirandas da Integralidade”; “Café com Prosa & Arte” e “Rodas de Diálogo para Apresentação de Trabalhos”, que conta com 186 trabalhos aprovados.
ASCOM PMJ