Localizada a 239 km de Salvador/BA, a cidade de Jaguaripe, cujo nome em tupi-guarani significa “Rio da Onça”, surgiu durante a 3ª Governadoria Geral do Brasil – Mem de Sá – 1558-1572.
Atualmente é conhecida por sua cultura histórica, que possui um contexto arquitetônico diferenciado. Dentre eles o atual Paço Municipal, que na época de 1613 era a “Prisão do Sal” – local onde os criminosos mais perigosos eram mantidos presos, e os extensos túneis subterrâneos usados por moradores para defender-se dos índios.
Hoje Jaguaripe também é conhecida pela culinária típica de frutos do mar, com um tempero inigualável, e principalmente pra quem curte esportes radicais, por conter excelentes trilhas em meio à Mata Atlântica e ideal para prática esportiva de pesca.
Na busca de levar maior entretenimento e aumentar o número de turistas na cidade, é que o Secretário de Turismo de Jaguaripe, Eliú Máximo, estará em Juazeiro no próximo dia 06 de julho prestigiando a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Maratona Aquática, que também terá uma etapa realizada em setembro deste ano em Jaguaripe. “Pretendemos fazer uma grande Maratona Aquática em nosso município e esta 5ª etapa em Juazeiro traz bons atletas, bem como, promover a nossa cidade que, além do esporte, possui grandes atrações culturais”, diz o Secretário de Turismo.
Além da 5ª Maratona Aquática, Máximo também pretende prestigiar as vinícolas da região e participar de um passeio no Vapor do Vinho, com o intuito de promover eventos requintados com degustação de queijos e vinhos em Jaguaripe.
O secretário que ficará na região até o dia 07 de julho, após vivenciar as experiências adquiridas com o povo e as atrações turísticas do Vale do São Francisco.
Com informações de Mário Pires