Sete meses se passaram e o projeto Piloto Ilha do Vinho está cada vez mais fortalecido. Está semana o secretário de Ciência e Tecnologia, Newton Matsumoto, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, do Pesquisador da Embrapa Giuliano Pereira, do coordenador técnico Weydson Miranda, e dos agricultores da Ilha do Massangano, esteve na Ilha para apresentar o projeto ao pesquisador da Embrapa e definir o dia da primeira poda das videiras.
O secretário Newton Matsumoto afirmou que todo o cronograma do projeto está sendo seguido e que os agricultores da ilha estão executando um excelente trabalho. “A primeira fase que é implantação terminou agora, e a uva vai descansar. Hoje definimos a data da primeira poda, dia 13 de outubro”, expôs.
Durante a visita técnica o secretário Matsumoto apresentou o Pesquisador da Embrapa, Giuliano Pereira e informou aos agricultores que uma nova parceria poderá estar sendo firmada entre o governo Municipal e Empresa. “Juliano veio conhecer de perto o projeto Ilha do Vinho e num futuro próximo, transferir tecnologia, ou seja, ele, através da Embrapa vai ensinar os agricultores a fazer vinho e suco da uva Isabel”.
De acordo com Giuliano Pereira, a Embrapa está a disposição para colaborar com o sucesso do projeto Ilha do Vinho. “Quero parabenizar o governo Lossio pela iniciativa e dizer que é muito interessante, tanto pela escolha da uva, como pelo local que agrega valor econômico e cultural a Ilha e que tem tudo para dar certo. E dizer que nosso espaço está aberto para os agricultores. Temos uma estrutura montada e os mesmospodem ir aprender la e podemos também emprestar material para eles utilizarem aqui”, explicou.
O secretário Jorge Assunção adiantou que vai propor uma parceria com Sebrae, Unidade Sertão do São Francisco, para que a comunidade envolvida no projeto receba orientações de empreendedorismo e gerenciamento de negócio, fundamentais para o sucesso do projeto na Ilha. “Vamos construir essa parceria com o Sebrae e providenciar uma agenda de capacitações e oficinas que vão contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da Ilha do Massangano”, finalizou.
Fonte: ASCOM PMP