Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) marcou presença na campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, organizada pela Fundação Abrinq – Save The Children na última quarta-feira (12), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A ação foi realizada no cruzamento da Avenida Guararapes com a Rua Joaquim Nabuco, em frente à Prefeitura, e foi composta por panfletagem e distribuição de brindes como porta-cartões e lixeira, no intuito de chamar a atenção da população de Petrolina sobre a data.
Participaram da campanha da Abrinq representantes da Diretoria de Proteção Social Especial, dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e de Referência de Assistência Social (CRAS), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA).
Para a diretora de Proteção Social Especial, Rozinete Coelho, a articulação em rede é uma maneira de mostrar que todos os órgãos estão comprometidos no combate ao trabalho infantil. “Sabemos que as campanhas são muito mais para a sensibilização e divulgação, mas são também um momento de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de fazer com que as nossas crianças vão para escola estudar e tenham também seus momentos de lazer, porque o trabalho infantil só as prejudica”, complementa.
Ao longo do ano, a Sedest atua em parcerias articuladas com a Abrinq e também com os conselhos, o CREAS Regional, o CMDDCA, Conselho Tutelar e o Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador (CEREST) para fortalecer o enfrentamento contra o trabalho infantil. “É uma discussão coletiva, onde todos estão atentos, debatendo e buscando soluções para essa problemática”, conclui Rozinete.
Texto: Raoni Santos