Durante toda esta semana, várias atividades como oficinas e palestras serão realizadas no intuito de conscientizar a população contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa faz parte da Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovida pela secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest).
Nesta segunda (13), às 19h, será realizada uma palestra na Escola Odete Sampaio, localizada no bairro Jardim São Paulo. Já na terça, adolescentes do Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e da Liberdade Assistida (LA) vão comparecer ao Cine CREAS, no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), a partir das 9h. Também no CREAS acontecerá, na quinta-feira (16), às 10h, uma roda de diálogo com representantes de instituições da Rede de Garantia de Direitos. Na sexta (17) haverá um apitaço no semáforo em frente à Orla, às 8h. Já a partir das 14h, acontecerá uma palestra no Tribunal de Justiça. Às 18h tem outra palestra agendada, no prédio da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), situado no bairro Areia Branca.
A secretária da Sedest, Adinair Viana, convida o público em geral, gestores e coordenadores de escolas, alunos do Projovem e do curso de Serviço Social, além de instituições, para estarem presentes no evento. “Precisamos nos unir, nos mobilizar para prevenir essa questão do abuso e exploração infanto-juvenil em Petrolina. É nosso dever como pais e cidadãos proteger as crianças e adolescentes, assegurando o direito à dignidade. Somos responsáveis por uma civilização transformada e não abusada”, afirma Adinair.
A ação faz parte da campanha em proveito ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil, criado em 18 de maio de 2000 pela Lei Federal nº 9970/00, com objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes.