Este ano, a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) inovou as suas ações durante o carnaval de Juazeiro. Uma delas é a instalação do Observatório Social, que está funcionando na Orla de Juazeiro, nas proximidades do prédio da SEDIS. Um espaço lúdico, voltado para garantir os direitos das crianças e adolescentes, que se encontra no circuito em situação de vulnerabilidade social.
Uma equipe de aproximadamente 100 profissionais, entre eles, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais, estão atuando no espaço e também realizando abordagem de rua ao longo de todo o percurso da festa. “Nosso objetivo é proteger e garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes, principalmente em situações como trabalho infantil, exploração e abuso sexual, abandono, negligência dos pais. Todas as noites estamos atuandocom três equipes volantes e uma fixa da Rede Municipal de Proteção Social, que ficam aguardando para receber as ocorrências e alojar as crianças em um ambiente com brinquedoteca, sala de vídeo, dormitórios, todo o conforto que elas merecem’, informou a secretária da SEDIS, Célia Regina Carvalho. Estão instalados no circuito do carnaval, elevados do Observatório Social para facilitar o trabalho das equipes nos locais de maior concentração de foliões.
No mesmo espaço também está funcionando o Observatório da Mulher, com a equipe de profissionais do Centro Integrado de Atendimento a Mulher (CIAM). A equipe da Rede de Proteção que está trabalhando no carnaval é composta por profissionais dos CRAS, CREAS, CIAM, Casas de Acolhimento e também dos Conselhos da Juventude, CMDCA, COMPIR e CMDDM.