PMP/ASCOM SEDIS
A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, através do setor de Benefícios Eventuais possibilitou que a dona de casa, Cícera Renata de Aquino, 34 anos, e seus cinco filhos retornassem para o município de Alvorada, em Tocantins. O retorno da família será nesta quinta-feira (07).
“Estou muito feliz e agradecida a Prefeitura de Juazeiro por ter possibilitado o meu retorno e também dos meus filhos para minha cidade Alvorada. Agora vou poder reencontrar meu marido e minha filha, que há um mês voltaram para lá, e também outros familiares”, ressaltou Cícera.
A dona de casa contou que há um ano viajou com os filhos e o marido para Juazeiro, em transporte clandestino, com o objetivo de conhecer sua mãe biológica, que mora no bairro João Paulo II. No inicio, Cícera queria permanecer na cidade, mas com o passar do tempo às dificuldades financeiras foi aumentando e a rejeição da sua mãe, fizeram com que a família decidisse voltar. Como não tinha condições de comprar seis passagens para Tocantins, ela procurou ajuda no CRAS do João Paulo II, para voltar para Alvorada.
A equipe do CRAS passou a acompanhar a família de Cícera, onde constataram inúmeras dificuldades enfrentadas por ela e seus filhos, como moradia precária e falta de alimentação. A SEDIS disponibilizou cestas básicas, conseguiu também desbloquear o benefício do Programa Bolsa Família e comprar as passagens aéreas para a capital, Palmas.
De acordo com a secretária da SEDIS, Célia Regina Carvalho, os Benefícios Eventuais no âmbito da Política de Assistência Social configuram-se como direitos sociais instituídos legalmente. “Nosso objetivo é atender as necessidades humanas básicas, que deve ser integrados aos demais serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social no município, dessa maneira estamos contribuindo com o fortalecimento dos vínculos sociais ao possibilitar o retorno dessa família e de tantas outras a cidade de origem. Estamos felizes com mais esta ação da secretaria, a equipe da SEDIS está de parabéns”, destacou Célia Regina.
O filho mais velho de Cícera, João Lucas disse que não ver a hora de chegar em Tocantins. “Nós estamos pulando de alegria, vamos encontrar meu pai e minha outra irmã, e ainda vou andar de avião pela primeira vez. Meu objetivo é continuar estudando para consegui dar uma vida melhor para minha mãe e meus irmãos. Vou sentir falta de Juazeiro, mas estou louco para voltar”, ressaltou o adolescente de 13 anos.