A Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) de Juazeiro iniciou, na última sexta-feira (19), o É Tempo de Planejar 2015, o planejamento das atividades do próximo ano. Desde 2009, a SEDUC planeja o início do ano letivo com cinco meses de antecedência. O evento, realizado no auditório da secretaria, contou com a participação de representantes de todos os setores da SEDUC.
De acordo com a superintendente de gestão, Lucinete Alves, planejar é uma das tarefas mais importantes para garantir o sucesso de qualquer iniciativa. E em todo mês de setembro começa-se a pensar no ano seguinte. “Iniciamos com uma avaliação de todos os setores e demandas, para identificar onde precisamos melhorar e o que é necessário ser potencializado, para que o ano letivo comece e aconteça organizado, sistematizado e a todo vapor, para que alcancemos os resultados esperados. Cada ação tem uma equipe e um coordenador específico, dentro de sua especialidade. Serão três meses para a produção dos trabalhos. Nos dias 20 e 21 de outubro nos encontraremos e cada equipe apresentará as produções para análise e parecer do grande grupo. Até o dia 17 de dezembro devemos estar com todo o planejamento finalizado, todas as ações concretizadas para que entremos 2015 da melhor forma possível, com todos os suprimentos e sem improvisos”, explicou Lucinete.
Demandas como revisar a política de alfabetização e avaliar os resultados da alfabetização 2014 e definição das prioridades de reforma, construção e ampliação das escolas, além de implantar os “simuladão” nas turmas do 6º ao 9º ano, trimestralmente, foram discutidas e apresentadas durante o 1º Encontro do “É Tempo de planejar 2015”.
Para o professor José Espedito Félix, responsável pela Inspeção e Normatização, realizar um planejamento estratégico reflete no trabalho de cada funcionário. “Fazer um planejamento é essencial. Quando a gente planeja, até porque a gente faz a revisão dos grupos, tem como repensar e acrescentar ações, tirar outras. Para que haja um trabalho bem coordenado, bem elaborado, é preciso planejar”, disse.
O secretário Clériston Andrade acredita que ações como essas fazem com que os resultados positivos possam continuar a aparecer na Educação em Juazeiro. “Nós precisamos garantir que todos os estudantes aprendam e tenham a melhor educação possível. Mas, para isso, é necessário não só a preparação do professor, como também a nossa, aqui na SEDUC. Planejar é elaborar, executar e avaliar; é saber aonde se quer chegar, definir prioridades na perspectiva de chegar ao objetivo da educação”, concluiu Clériston.