Com o objetivo de atender a um número maior de alunos, a Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) decidiu prorrogar as matrículas do ProJovem Urbano e agora os interessados tem até o dia 30 de setembro para se inscrever.
De acordo com a coordenadora municipal do programa, Maria Mello, a iniciativa tem como objetivo preencher o número de 600 vagas disponíveis. “Entendemos que essa já é a 5ª edição do ProJovem em Juazeiro e que uma grande parte da demanda já foi atendida, mas nós queremos que o número de jovens que não concluíram os estudos na idade correta chegue próximo a zero e por isso estamos querendo fechar as novas turmas para o início das aulas”, explica.
“Essa é uma oportunidade única para jovens entre 18 e 29 anos, pois em apenas 18 meses esses estudantes podem concluir o ensino fundamental, que na fase regular demoraria 9 anos. Além disso, eles recebem uma ajuda de custo de 100 reais mensais, se qualificam profissionalmente e saem com mais chances para entrar no mercado de trabalho. Para facilitar a vida desse aluno todos os núcleos possuem uma sala de acolhimento. Então aqueles pais que não tem com quem deixar seus filhos no período das aulas podem levá-los para a escola que eles serão assistidos”, complementa Maria sobre o programa.
Segundo informações da coordenação, pode se inscrever qualquer jovem que se enquadre no perfil pré-estabelecido pelo Governo Federal, inclusive os que já participam de outros programas sociais como o Bolsa Família, pois um benefício não interfere no outro.
As matrículas em Juazeiro estão sendo realizadas de segunda à sexta-feira, das 8 às 14h, na Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC), localizada na Rua Antônio Pedro, nº 139, e nas escolas municipais Maria Franca Pires (João XXIII) e Leopoldina Leal (Quidé). Das 8 às 20h, as matrículas também podem ser feitas nas unidades de ensino Carmem Costa (Alto da Aliança) e Terezinha Ferreira Oliveira (Tabuleiro).
No ato de inscrição, os candidatos às vagas devem apresentar: carteira de identidade; CPF; comprovante de residência; declaração ou histórico escolar; e, se possuir, o Número de Inscrição Social (NIS). Aqueles que não possuem transferência ou declaração escolar, mas que sabem ler e escrever, também podem participar do programa. Maiores informações pelo telefone (74) 3612-3050.