Mais uma vez a Feira do Livro do Vale do São Francisco deu um show de cultura e de empreendedorismo educacional nesta segunda edição, realizada de quinta (06) a sábado (08), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. O público de 24 mil pessoas pôde participar de mais de cinquenta atividades e conferir obras diversas de todo país e ainda de escritores de todo o mundo. Foram adquiridos uma média de 280 mil publicações para todos os púbicos e de diversas categorias, e que representam uma estimativa de mais de 600 mil em geração de negócios. “Tivemos o resultado esperado e alcançamos as expectativas de atingir o público, em especial os professores não só de Petrolina assim como de Juazeiro e Lagoa Grande. E com isso reforçamos cada vez mais a importância de utilizar a literatura e leitura como estratégia pedagógica, utilizando inclusive várias formas de expressar esta capacidade de interação que ela proporciona”, destaca o secretário de educação de Petrolina, Heitor Leite.
Em três dias, os visitantes tiveram contato com palestras, mesas redondas, bate papos, lançamentos, palestras, brincadeiras lúdicas, contação de histórias, apresentações artísticas e musicais, e muitas outras iniciativas.
Além de palestras e bate papos, esta edição trouxe mais uma investida acertada com oficinas diferenciadas como a do escritor Sidney Rocha sobre escrita criativa, que enfocou mais do que formas de escrever a importância do saber olhar para poder se expressar; a originalidade da arte do papelão com “Criando Livros Artesanais com a Liga Cartonera”; e a beleza da contação de histórias para públicos distintos como professores e pais com a Trupe Sacola Literária. Com o tema “Literatura, inovação e educação”, a II Feira do Livro do Vale do São Francisco se consagra como um importante investimento e uma grande estratégia para o fortalecimento da educação na região, mobilizando mais de 200 escolas públicas municipais (Petrolina, Juazeiro e Lagoa Grande), concretizando assim a força desta realização da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação e da Cia de Eventos, com o incentivo do Funcultura.
Fonte: ASCOM SEDUC/PMP