O site “A Língua” publicou matéria na manhã deste sábado (11) que está repercutindo nas redes sociais. Com autorização do jornalista responsável pelo site Cauby Fernandes, o Blog GJ Notícias replica a informação. Confira:
Apesar de ser uma cidade pujante, Petrolina tem demonstrado nos últimos três anos que os rendimentos da cidade ficam longe do que é divulgado pela gestão atual quando diz que o município cresce cada dia. Não é verdade.
Prova disso é participação da cidade de Petrolina no Produto Interno Bruto (PIB) nacional que assustadoramente ficou atrás de Juazeiro do Norte, Juazeiro da Bahia, Caruaru e outras seis cidades. O recuou se dá principalmente pela falta de emprego e geração de renda. Apesar de todo ano tanto Juazeiro como Petrolina aparecerem como geradoras de empregos, a verdade é que na safra da agricultura as vagas são as mesmas, e os números continuam estagnados.
Os dados do PIB dos Municípios foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dezembro de 2019, e mostram que, apesar da forte propaganda do governo municipal em Petrolina, a capital do Sertão continua perdendo espaço para outros municípios no Brasil e principalmente no Nordeste.
Petrolina perdeu muitos pontos na taxa de crescimento,e conseguiu apenas 3, 92%,enquanto Juazeiro da Bahia aparece com 7,75% em seu crescimento. Se comparado com a cidade de Barreiras na Bahia, fica provado que a cidade não está rendendo como pregado pelo gestor. Barreiras parte na dianteira crescendo 15,12% na sua taxa de crescimento. Veja o ranking do IBGE: