Entre as 500 melhores universidades do mundo, seis delas estão no Brasil, apontou um ranking da Universidade Jiao Tong, de Xangai, publicado nesta sexta-feira (15). Entre as brasileiras, a melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP), que aparece na 144ª posição – três a mais do que ano passado – o que a coloca como a única da América Latina entre os 150 melhores do mundo.
As outras universidades do Brasil que aparecem na lista são a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, na 317ª posição), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, em 318ª), a Universidade Estadual Paulista (Unesp, 362ª), a Universidade de Campinas (Unicamp) (365ª) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 421ª). Harvard foi considerada a melhor do mundo, seguida por Standford, MIT e Universidade da Califórnia – todas nos EUA. O índice de Xangai foi criado em 2003 na Universidade Jiao Tong da cidade chinesa.
A classificação é muito aguardada em todo o mundo, mas também é objeto de críticas por sua metodologia. A lista seria baseada em uma série de indicadores objetivos e informações fornecidas por terceiros. Entre os critérios está o número de prêmios Nobel que ex-alunos ou pesquisadores das universidades receberam, o número de medalhas Fields (consideradas equivalentes a um “Nobel de Matemática” e que teve o franco-brasileiro Artur Avila, do Impa, no Rio, entre os vencedores este ano), assim como o número de artigos publicados em revistas exclusivamente de língua inglesa como “Nature” e “Science”. A cada ano são avaliadas 1.200 universidades de todo o mundo, mas a lista inclui apenas as 500 melhores. Informações do G1.