Teoricamente o Brasil não teria dificuldades diante da Zâmbia. Mas na prática, aconteceu bem diferente. O time canarinho suou para vencer os africanos por 2 a 0 nesta terça-feira (15), no Estádio Ninho do Pássaro, em Pequim, na China. Os gols foram marcados por Oscar e Dedé, no segundo tempo tempo.
O JOGO
Como era esperado, a Seleção Brasileira tomou iniciativa da partida. Logo aos dois minutos Neymar sofreu falta. E na cobrança colocou no ângulo direito de Mweene, que fez grande defesa. Três minutos depois, Ramirez fez boa jogada e Daniel Alves quase abriu o placar. O arremate foi por cima do gol.
Com total posse de bola, o time canarinho não parava de pressionar. Aos 15, Ramires foi lançado nas costas da zaga, saiu na cara do goleiro, mas jogou ao lado da meta.
A Zâmbia só arriscou aos 16 minutos. Mbola tentou de longe, mas Diego Cavallieri defendeu sem problemas.
Aos 36, Maxwell chegou pela esquerda e cruzou para Neymar, que subiu e cabeceou por cima do gol. Logo depois, Daniel Alves fez ótima jogada pela direita e cruzou para Alexandre Pato. O camisa 9 tentou de cabeça, mas Mweene defendeu.
O sistema de marcação de Zâmbia, que levou o time em 2012 a conquistar a Copa da Africa, funcionou bem durante a etapa inicial. Com isso, Felipão inverteu Lucas e Neymar, concentrando seus ataques pelos flancos. O Brasil continuou pressionando, mas não conseguia concretizar as chances em gol. Com isso, o primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0.
Segundo tempo
Para tentar furar o bloqueio defensivo da Zâmbia, o técnico Luiz Felipe Scolari fez três alterações: Ramires saiu para entrada de Oscar, Hulk entrou no lugar de Lucas e Jô substituiu Alexandre Pato.
Assim como na etapa inicial, a Zâmbia permaneceu muito recuada e não conseguia chegar ao setor ofensivo. Já pelo lado brasileiro, Oscar deu outro ritmo para o toque de bola no meio-campo, realizando boas jogadas.
Aos 11 minutos, Mweene salvou a Zãmbia. Daniel chegou sozinho à área. O arqueiro se jogou e defendeu o chute colocado. No entanto, um minuto depois, o goleiro africano não conseguiu impedir o gol brasileiro. Oscar deu belo drible no marcador e chutou fora da área. A bola desviou na zaga, subiu e encobriu Mweene.
E Oscar entrou com sede de gol. Aos 13 minutos ele arriscou um chute colocado e a bola explodiu na trave.
Após o tento anotado, o time canarinho passou a tocar a bola com mais tranquilidade. Já o adversário tentava penetrar na área brasileira, mas sem levar perigo.
Aos 21, o Brasil ampliou o placar. Neymar bateu falta da ponta esquerda, Dedé subiu sozinho e cabeceou no canto esquerdo de Mweene. Esse foi o primeiro gol do zagueiro com a camisa brasileira.
Na metade da etapa complementar, o jogo começou a ficar truncado e as duas seleções erraram muitos passes.
Hulk arriscou aos 34 minutos, da intermediária, mas a bola saiu rente ao poste esquerdo. Apesar da insistência, o time brasileiro não conseguiu ampliar o marcador e terminou a partida com o placar de 2 a 0.
FICHA TÉCNICA –
BRASIL 2 X 0 ZÂMBIA
Local: Estádio Ninho do Pássaro, em Pequim (China)
Data: 15 de outubro de 2013 (Terça-feira)
Horário: 8h45 (de Brasília)
BRASIL: Diego Cavalieri, Daniel Alves, Dedé, David Luiz e Maxwell; Lucas Leiva, Paulinho, Ramires e Lucas; Neymar e Alexandre Pato.Técnico: Luiz Felipe Scolari.
ZÂMBIA: Kennedy Mweene, Davies Nkausu, Hichani Himonde, Bronson Chama e Emmanuel Mbola; Kondwani Mtonga, Chisamba Lungu, James Chamanga e Emmanuel Mayuka; Joseph Musonda e Christopher Katongo. Técnico: Patrice Beaumelle.
BN