Sem inventar a roda, seleção olímpica levanta autoestima e deixa legado sim

Um ataque leve, envolvente. Meio de campo com dois. Não, com quatro. Na verdade, seis homens…. Não, sete, oito atacando ao mesmo tempo, cercando a área adversária. Defesa fechada, com zagueiros longe da grande área e goleiro adiantado sem a bola. Por uma cobrança de pênalti tudo poderia ter ido por água abaixo, mas não foi. Weverton pegou, Neymar colocou para dentro e agora temos um legado para chamar de nosso.

Há de se valorizar demais as ideias que foram colocadas em campo nesta olimpíada. Um treinador que tentou desde o início dissociar o seu pensamento do futebol do resultado final agora, talvez sem essa pretensão, pode alimentar a velha discussão de como se chega à vitória. Micale não prometeu ouro, mas trabalho e muita entrega. Não queria inventar a roda, nem atrapalhar, como cansou de dizer. Mas a verdade é que ele oferece ferramentas para o sopro de renovação do nosso futebol dentro das quatro linhas.

Leia abaixo o que fica dessa conquista inédita para nosso futebol. Valem para Tite, para um treinador que está começando, para aqueles consagrados que pensam não precisar aprender mais nada. A Copa e o 7 a 1 deixaram o rei do futebol nu. A olimpíada reveste de esperança uma paixão nacional.

Quatro atacantes, sim, senhor!

Gabriel Jesus pela esquerda, Neymar próximo, Gabigol e Luan do outro lado. Os quatro da frente se mexiam sem parar e, pelo menos três deles, voltavam com tudo para marcar. Quando muitos esperavam que Micale fosse retroceder e tirar um dos dois Gabrieis que jogavam ao lado de Neymar, o treinador mostrou que é um teimoso corajoso. Lançou Luan e chegou próximo de um equilíbrio com o gremista encostando mais no camisa 10, flutuando entre os zagueiros e os volantes adversários.

Neymar, um 10 que pode ser 8 e sabe ser 5
Foram quatro gols na competição, três assistências e inúmeras boas jogadas. A rigor, o craque só jogou mal contra o Iraque. Mesmo contra a África do Sul, Neymar encontrou espaços e, mesmo abusando às vezes dos dribles, achou espaços e os companheiros em campo. Se havia alguma reticência do próprio jogador em atuar como um meia, a partir do jogo contra a Dinamarca Neymar ampliou seu repertório com visão de jogo impressionante. E sem deixar de marcar e ajudar em desarmes e combate ao adversário. O gol contra Honduras, com 14 segundos, é exemplo.

Respeito e humildade
A cena passou despercebida, mas representa o lugar de Micale nesta conquista. Na hora que o grupo se juntou para tirar a foto no pódio, o treinador, que estava comemorando pelo gramado, se colocou ao lado de Gustavo Feijó, chefe de delegação, bem longe do centro da foto. Depois, alertado por membros da comissão, foi para lugar de maior destaque. Um treinador que chegou a pedir desculpas para Thiago Maia por tirá-lo da equipe, que passou por provações e mostrou também insegurança – como na partida contra o Iraque – passa a mensagem para os medalhões do futebol brasileiro. Conhecimento nunca é o bastante. A conquista de um desconhecido – que exalta o futebol alemão, o estudo e o preparo além do “boleirismo” – é mais uma lição de humildade para o futebol brasileiro.

Zagueiros rápidos

A regra de que a dupla de zaga deve ser complementar e formada por jogadores altos não serviu para Rodrigo Caio e Marquinhos. Em seis jogos, poucos sustos – sofreram mais contra a África do Sul – e ótima impressão. Com 1,82m e 1,85m respectivamente, Rodrigo e Marquinhos saíam para o jogo e funcionavam bem mesmo com a linha alta, como gosta de dizer Micale. É claro que o sistema requer muito entrosamento e treinamento. Na final, erro de saída de Marquinhos provocou o gol alemão.

Não só posse de bola

O time de Carlos Alberto Parreira conquista a Copa de 1994 com domínio sobre todos os times nos sete jogos do mundial dos EUA. A segurança vinha de um meio de campo com dois jogadores com muito poder de marcação, como Mauro Silva e Dunga. A receita virou modelo no futebol brasileiro. O time de Micale valorizou bastante a bola. Na final, ficou com ela em 53% do tempo de bola rolando. Mas é bem mais agressivo. Em média, finalizou quase 20 vezes por partida – 17 na decisão contra a Alemanha.

O volante Renato Augusto

Vaiado pela torcida em Brasília, Renato teve visão privilegiada em posição que pouco atuou – embora no Corinthians já jogasse em alguns momentos na linha mais recuada. Ao lado de Walace, atacou menos, mas infiltrou-se no ataque como surpresa. Clareou a maioria dos lances que chegaram a seus pés. Se a era dos volantes brucutus definitivamente passou no futebol brasileiro, a dos meias que recuam para virar volantes ainda não se firmou. Dunga já tentara aproveitar Renato desta maneira. Tite conhece bem Renato e é fácil de imaginar que o ex-corintiano permaneça como um dos pilares da Seleção.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes Revista

PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares

post-image

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Galho Fraco, para aprofundar as investigações de desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro.

Um dos alvos é o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) que se manifestou sobre a operação no Instagram.

“Hoje, no aniversário da minha filha, a PF fez busca e apreensão novamente na minha casa por determinação de Flávio Dino [ministro do STF]. Perseguição implacável!”, escreveu.

Segundo Jordy, a alegação é que ele teria desviado recursos de cota parlamentar para uma empresa de fachada com aluguel de carros. Trata-se da mesma empresa que ele disse que aluga carros desde seu primeiro mandato.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More