Por Caio Alves
Movimentos sociais de todo o país estão desde o final das manifestações do ano passado construindo o Plebiscito Popular para consultar a população sobre o interesse na reforma política. A campanha foi lançada em novembro de 2013 e desde lá eles estão realizando discussões sobre a pergunta: Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?
Até o dia 7 de setembro, organizações da sociedade civil (movimentos sociais) promovem, em todo o território nacional, o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. A expectativa é colher até 10 milhões de votos, além de angariar 1 milhão e meio de assinaturas, para um projeto de lei, de iniciativa popular, para realizar a reforma política.
São 416 organizações envolvidas na construção do plebiscito popular, entre movimentos sociais e organizações envolvidas temos a atuação de diretórios acadêmicos, sindicatos de trabalhadores, associações que representam as minorias, organizações religiosas, organizações culturais, confederações de diferentes esferas, coletivos que lutam pelos direitos das minorias, federações, fóruns, jornais, ONGs, universidades.
No Vale do São Francisco a Associação das Mulheres Rendeiras, Marcha Mundial das Mulheres Núcleo Sertão, Núcleo Arte Educação Nego d’água, Mosaico Popular, DCE da Facape, DCE da Univasf, MAB, Sintep, Fórum de Comunicação, Via Campesina, Sindicato de Servidores do IF, Recanto Madre Paulina, Cetep, Sindisenp, MST, Recide e outros.
A votação acontece durante toda essa semana, a Semana da Pátria. As urnas foram abertas na última segunda-feira (1º), e ficarão abertas até o dia 7 de setembro, próximo domingo.
Todos os eleitores, a partir de 16 anos, podem votar. É só procurar a urna mais próxima e levar o RG ou qualquer outro documento com foto que tenha o número do RG para votar no plebiscito. Para votar online é só acessar o link: www.plebiscitoconstituinte.org.br/vote-no-plebiscito#voto, neste caso é preciso informar o número do CPF para que os votos não se repitam.
Para mais informações é só procurar a Secretaria Operativa do Vale do São Francisco nos telefone: (74) 8802-5878 – Tim (74) 9151-7386 ou pelo o e-mail: plebiscitopopularvale@gmail ou pela página no Facebook: www.facebook.com/plebiscitopopularvale
Para conferir os locais de votação daqui da região é só acessar: www.odiariodaregiao.com