Em café da manhã com a bancada do Nordeste da Câmara dos Deputados, o diretor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf, e o chefe geral da Embrapa Semiárido, Natoniel Melo, apresentaram a feira da agricultura familiar SemiáridoShow aos parlamentares da região. Em sua quinta edição, a feira traz entre as novidades deste ano ações voltadas para produtores do Programa Brasil Sem Miséria, em uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A mnistra Tereza Campello, que apresentou aos deputados um balanço dos 10 anos do Programa Bolsa Família e ações do Programa Brasil Sem Miséria, também estará no SemiáridoShow na abertura do evento, que acontecerá de 29 de outubro a 1º de novembro, em Petrolina (PE).
O SemiáridoShow é realizado a cada dois anos em Petrolina (PE), promovido pela parceria entre a Embrapa e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). Natoniel Melo apresentou os principais pontos da feira aos deputados do Nordeste, como infraestrutura, público e as características do evento. São aguardados 25 mil participantes, entre eles, produtores rurais que chegam em caravanas de vários estados do Nordeste. Este ano, a cada caravana organizada por produtores, outra será custeada pelo evento. Quem for à feira poderá ver vitrines de tecnologias para o Semiárido, uma parceria da Embrapa com o MDS, mini-cursos voltados para capacitação e treinamento de produtores, exposição de produtos da economia solidária, além de mais de 100 tecnologias da Embrapa, Oepas, Universidades e instituições da organização civil. “Além de transferir tecnologias, o SemiáridoShow é uma oportunidade para negócios, capacitação e articulação, ou seja, de compartilhamento de conhecimentos”, destacou Natoniel.
Deputados da bancada do Nordeste elogiaram a iniciativa como mais uma atuação representativa da Embrapa junto aos produtores da região. A ministra do MDS, Tereza Campello, trouxe em sua apresentação alguns resultados do Programa Brasil Sem Miséria, do qual a Embrapa é parceira em diferentes ações. Sobre o programa que leva cisternas às comunidades do Semiárido, por exemplo, a ministra destacou que, em dez anos, 726 mil cisternas foram construídas. Entre as atividades programadas para o SemiáriodoShow, a Embrapa em parceria com o MDS e a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) também levará subsídios técnicos para o projeto de cisternas produtivas, que trata do reaproveitamento da água de cisternas para a produção de alimentos.