Com o objetivo de dar continuidade às discussões em torno do patrimônio cultural imaterial da região, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, nesta quinta-feira (14), a terceira edição do Seminário “As Culturas no Vale do São Francisco”. O evento, que terá como tema “O Som do São Francisco”, é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), e acontecerá no auditório da Biblioteca da Univasf, Campus Petrolina Sede, das 14h às 21h. A entrada é gratuita e o evento será aberto a toda a comunidade.
O seminário abordará questões relacionadas à música e reunirá poetas, músicos e especialistas de vários estilos musicais para discutir o entendimento dessa expressão artística na formação cultural da região. A programação do evento conta com palestra, mesas redondas e apresentações musicais. Na palestra de abertura do evento, a professora Maria Isabel Pontes, a Bebela, irá falar sobre “A Memória Musical da Região”. A programação completa está disponível no link abaixo.
Segundo o diretor do DACC, Euriclésio Sodré, a iniciativa também visa proporcionar uma integração entre os diversos estilos musicais e debater novas propostas de políticas públicas para fortalecer a área. “O evento discutirá o papel da música na formação cultural das pessoas, o papel da formação acadêmica para os músicos, ajudará a compreender a dinâmica da classe artística-musical e sua trajetória na região, além de ser um momento importante para proporcionar o entrosamento entre a classe artística”, destacou.
Nas duas edições anteriores, o seminário “As Culturas no Vale do São Francisco” discutiu questões envolvendo o patrimônio material e a função dos museus e o diálogo entre diversas manifestações culturais, tais como grupos religiosos, marujada, congos, grupos indígenas e gastronomia.
Ascom Univasf




