Estimular a produção de alimentos orgânicos e debater políticas públicas em agroecologia. Esse é o principal objetivo do seminário que acontece nessa semana (08 e 09 de maio) em Brasília. O deputado federal André Vargas (PT-PR), primeiro-vice-presidente da Câmara, recebeu o convite da deputada Luci Choinacki (PT-SC) para participar do evento.
“Este seminário mobiliza o Brasil. Esperamos pessoas ligadas ao agronegócio e à saúde”, destaca Choinacki. Para a parlamentar, o evento possibilitará a discussão em torno da produção de alimentos orgânicos, sem agrotóxico. “Queremos o direito à valorização do alimento puro, limpo”, acrescenta.
De acordo com a deputada, o governo federal prepara um programa nacional de agroecologia orgânica com uma série de benefícios ao produtor, como a obtenção de financiamento diferenciado, obtenção de assistência técnica especializada, incentivos para aquisição de insumos e para a comercialização. “As discussões geradas no evento poderão ser acolhidas pelo governo“, esclarece.
O Seminário discutirá a qualidade dos alimentos como auxílio no tratamento de doenças à obesidade, e o seu papel social na educação ambiental nas escolas. O evento contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do diretor geral da FAO/ONU, José Graziano da Silva e representantes ligados ao setor.
“Esse seminário tem grande importância política. Vamos debater as práticas de produção, com destaque às trocas de experiências e à busca por soluções técnicas e políticas”, finalizou Choinacki.
Evento
Seminário Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, 08 e 09 de maio, no auditório Petrônio Portella – Senado Federal.