A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) encerrou as atividades em comemoração aos 512 anos do Rio São Francisco na manhã desta quinta-feira (10) com um seminário que aconteceu no Auditório da UNEB ministrado por um dos peregrinos que acompanhou Dom Luiz Cappio há 20 anos atrás na luta pela preservação do rio.
O palestrante Adriano Martins contou da sua experiência em abraçar causas importantes para o meio ambiente bem como seu interesse em lutar contra a desigualdade social. Rememorou seu ano dedicado a peregrinação em favor do Rio São Francisco, desde seu primeiro contato com Dom Luiz em 1991, quando também conheceu os trabalhos da Diocese. O então peregrino, confessou informações reveladoras, dizendo que na época da peregrinação, em 1993, ninguém que morava em Juazeiro tinha idéia que o desmatamento em Minas Gerais implicava na diminuição de água do Rio aqui, por exemplo. A partir daí, demonstrou com sua história que o mérito da peregrinação era estabelecer o diálogo, e assim, ajudar a criar um processo que possibilitasse uma longa discussão em favor da preservação do rio.
Na oportunidade, os presentes também puderam ver as manifestações artísticas que foram criadas na época que demonstrava o ano dessa luta pelo rio através dos slides do palestrante. Participaram do seminário cerca de 120 pessoas, dentre elas: estudantes de agropecuária do CETEP, integrantes do projeto Escola Verde da UNIVASF, UNEB, FACAPE, CODEFAS, IF SERTÃO, Escola Maria Monteiro Bacelar, Associação de Barqueiros, Associação de Barraqueiros, SEAPRA, SEAD, IRPAA, Marinha, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SEMAOP com a presença do secretário da pasta Edvan Gonçalves, SAAE, além de Carlos Neiva, articulador de políticas sociais, que representou a gestão.