Seminário em Paulo Afonso abre discussões para subsidiar a elaboração do PPC de Medicina. MEC participa da ação promovida nesta quarta (13)

Representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Ministério da Educação (MEC) estarão nesta quarta-feira (13) em Paulo Afonso (BA) em uma ação conjunta para conhecer a rede de atenção básica de saúde local. A iniciativa atende ao projeto de implantação do curso de Medicina no município, previsto para o segundo semestre de 2014 com a abertura do sexto campus da Univasf, o terceiro no estado da Bahia. O Seminário Retrato da Rede Básica de Saúde de Paulo Afonso e Região, evento organizado pela Assessoria Especial da Reitoria, através da Coordenação de Apoio à Implantação do Campus de Paulo Afonso tem o intuito de conhecer as demandas do setor de saúde pública local para subsidiar a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O evento será realizado no Centro de Formação Profissional, das 8h. às 13h.

 

As atividades serão compartilhadas pelos representantes das instituições promotoras e convidadas, entre as quais, Secretaria do Estado da Bahia (Sesab) e Secretarias Municipais de Saúde das nove cidades que compõem o polo da Microrregião Norte baiana, envolvendo a participação de autoridades do setor de saúde e respectivas equipes técnicas. O evento conta ainda com o apoio da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), instituição parceira da Univasf para a implantação do campus de Paulo Afonso. A Chesf doou o terreno onde será edificado o campus e tem atuado como uma das principais articuladoras, juntamente com a Prefeitura Municipal, para a viabilização do projeto de expansão da Univasf no município.

Neste seminário, O MEC será representado pelos professores Paulo Marcondes Carvalho Junior, da Universidade Estadual de Marília e pela professora Luciana Branco da Mota, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Paulo é doutor em Engenharia Biomédica e Luciana, doutora em Saúde Coletiva. Eles falarão sobre as exigências do MEC para novos cursos de Medicina. Integram ainda a comitiva do evento o pró-reitor de Ensino da Univasf, Leonardo Sampaio que explanará sobre o PPC, concursos para docentes e técnicos e o secretário de Saúde de Paulo Afonso, Alexei Vinicius da Silva que fará exposição sobre Mapeamento da Rede Básica de Saúde local. Todos os temas abordados também serão debatidos, através de Grupos de Trabalhos (GTs), programados para o mesmo dia.

De acordo com o coordenador de Apoio à Implantação do Campus de Paulo Afonso, o servidor da Univasf Ronald Mendes, a iniciativa responde às diretrizes do MEC para formação de banco de dados que deverá nortear a elaboração do PPC, o qual será construído com base em conceitos pedagógicos atuais, denominados Metodologia Ativa de Ensino. Segundo a proposta do governo, o objetivo é que os estudantes de Medicina adquiram competências para atuar nos municípios onde estão cursando a graduação. O projeto também visa à fixação dos médicos formados nessas regiões para organização e estruturação dos serviços públicos de saúde. Conforme explica Ronald Mendes, o projeto também deverá impactar as ações de registro e mapeamento do perfil epidemiológico dos municípios para a promoção de atendimento mais direcionado. Nesta perspectiva, a criação de programas de Residências Médicas também deverá levar em conta as doenças mais prevalentes das respectivas populações.

Klene Barreto de Aquino

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Juazeiro Política Relevantes

Bahia inicia ano eleitoral com oposição unificada e PT em busca de hegemonia, diz Folha de São Paulo

post-image

Em uma inauguração que reuniu as oposições em Porto Seguro, uma imagem do ex-senador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007) gerada por inteligência artificial aparece no telão em um discurso que fala em amor pela Bahia e encoraja ACM Neto (União Brasil) a ser candidato a governador.

No mesmo dia, no final de dezembro, o ex-prefeito de Salvador confirmou que vai desafiar novamente o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026: “Sim, sou candidato a governador da Bahia”, disse ACM Neto em evento marcado por uma exaltação da memória do avô e críticas ao PT.

O discurso deu a largada para sucessão ao Governo da Bahia, que deve repetir o embate de 2022 entre Jerônimo e ACM Neto. Desta vez, contudo, a disputa terá novos ingredientes, como uma possível chapa pura do PT e uma oposição unificada no estado.

Política Relevantes

Fronteira do Brasil com a Venezuela está tranquila e aberta, diz Múcio

post-image

A fronteira do Brasil com a Venezuela, no estado de Roraima, está tranquila, monitorada e aberta, informou neste sábado (3) o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio. O governo disse ainda que não há notícia de brasileiros feridos pelos bombardeios dos Estados Unidos (EUA) contra a Venezuela.

“A fronteira está absolutamente tranquila. Nós temos um contingente já há algum tempo lá de homens e equipamentos. Estamos aguardando que as coisas aconteçam. Vamos aguardar a entrevista do presidente da República dos Estados Unidos, algumas coisas que vão acontecer durante o dia”, disse Múcio.

O ministro da Defesa disse que o Brasil tem 10 mil militares na região amazônica, com 2,3 mil em Roraima. Múcio acrescentou que há muita informação desencontrada e que o governo monitora os acontecimentos.

Política Relevantes

Lula se manifesta após ataque dos EUA à Venezuela. “Ação violou direito internacional e soberania”

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou neste sábado (3) sobre os ataques na Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro. “Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, afirmou Lula.

Ele acrescentou ainda que, “atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”.

“A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões. A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do…

Read More
Política Relevantes

Um terço das cidades baianas ficou fora das Emendas Pix em 2025

post-image

Mais de um terço dos municípios da Bahia passou 2025 sem receber recursos das chamadas Emendas Pix, mecanismo de transferência especial criado para agilizar o envio de verbas federais a estados e prefeituras. Levantamento do Bahia Notícias aponta que 142 das 417 cidades baianas não foram contempladas por nenhum repasse ao longo do ano, o equivalente a 34% do total.

A ausência de recursos não se restringe a municípios de pequeno porte ou baixa influência política. Cidades estratégicas da Região Metropolitana de Salvador, como Camaçari, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Vera Cruz, também aparecem entre as que ficaram de fora das transferências.

Enquanto isso, o volume de recursos se concentrou em um número reduzido de municípios. Jandaíra liderou os repasses em 2025, com…

Read More
Política Relevantes

Emendas parlamentares, um problema agendado para 2026

post-image

Sai ano, entra ano, e a liberação de emendas parlamentares volta a ser moeda de troca para que parlamentares apoiem projetos do governo. Neste 2025 — pré-eleitoral —, atrasos na liberação de verbas obrigatórias e diálogo revelado entre deputados mostrou parlamentares reclamando do dinheiro que não chega. E esse seria o motivo para descontentamento da Casa, que durante toda esta temporada pressionou o Palácio do Planalto.

Para 2026, o Congresso Nacional destinou R$ 61 bilhões a emendas parlamentares. Desse total, R$ 49,9 bilhões ficarão sob controle dos parlamentares — entre as individuais, de bancada e de comissão.

Pela legislação vigente, o pagamento de emendas deve ocorrer até, no máximo, três meses antes das eleições, regra estabelecida para evitar o uso eleitoral dos recursos às vésperas do pleito.

As emendas são instrumentos previstos na Constituição…

Read More
Política Relevantes Revista

PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares

post-image

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Galho Fraco, para aprofundar as investigações de desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro.

Um dos alvos é o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) que se manifestou sobre a operação no Instagram.

“Hoje, no aniversário da minha filha, a PF fez busca e apreensão novamente na minha casa por determinação de Flávio Dino [ministro do STF]. Perseguição implacável!”, escreveu.

Segundo Jordy, a alegação é que ele teria desviado recursos de cota parlamentar para uma empresa de fachada com aluguel de carros. Trata-se da mesma empresa que ele disse que aluga carros desde seu primeiro mandato.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.