O novo ano nem começou e a Diretoria-Geral do Senado já abriu uma brecha para os servidores da Casa estenderem as folgas durante os feriados nacionais em 2012. Uma portaria publicada ontem listou os feriados e os pontos facultativos que serão válidos para os funcionários do Senado. São 14 ao todo, dos quais quatro cairão numa sexta-feira e cinco numa terça ou numa quinta-feira, propícios para o servidor “enforcar” a segunda ou a sexta-feira. O ato da Diretoria-Geral do Senado, assinado pela diretora, Doris Marize Romariz Peixoto, reforça essa possibilidade. A portaria estabelece a “hipótese de autorização de folga compensatória nos dias que antecedem ou sucedem os feriados e pontos facultativos”.
A decisão do Senado foi publicada no mesmo dia em que a União estabeleceu suas regras para os servidores públicos federais durante os feriados. A portaria assinada pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, foi incluída na edição de ontem do Diário Oficial da União. São listadas 16 datas, das quais sete são pontos facultativos e não feriados. No Senado, são três pontos facultativos e 11 feriados.
A principal diferença entre os dois atos, porém, é a brecha aberta no Legislativo para o servidor “enforcar” mais um dia na semana de feriado ou ponto facultativo. Os textos que divulgam os dias de feriado são semelhantes. Em ambos, é feita a mesma ressalva: “Dias de guarda dos credos e religiões poderão ser compensados, mediante prévia autorização da chefia imediata”. A segunda ressalva, sobre o funcionamento dos serviços essenciais durante os feriados, é a que abre a brecha para folgas mais prolongadas.