Vários empresários da região juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jovenilson Menezes, participaram ontem (14), do Workshop promovido pelo SENAI do estado da Bahia no Happort Hotel, em Juazeiro que possuía o objetivo de identificar as demandas das empresas da região para direcionar as novas competências do SENAI.
No encontro, os grupos empresariais discutiram como desenvolver novos cursos e efetuar melhoramentos aos cursos já existentes, desenvolver ideias para campanhas de publicidade, resolução de problemas, soluções alternativas, análise de impacto, gestão de processos, encontrar formas de melhorar os processos comerciais e de produção.
O “Sistema S” que engloba o SENAI, SEBRAE, SENAC entre outros, é “formado por organizações e instituições referentes ao setor produtivo que disponibiliza educação profissional. Não são instituições públicas, mas recebem subsídios do governo. Algumas delas são subordinadas à Confederação Nacional da Indústria, outras à Federação do Comércio.
A assessora do evento, Euridice Costa, ressaltou a importância de cursos técnicos na região. “Juazeiro precisa voltar a oferecer cursos de formação técnica e evoluir nesse ramo”, declarou.
Para poder identificar as demandas das empresas foi realizada uma dinâmica chamada de “Metodologia Alemã” (Brainstorming), que consiste em uma técnica de dinâmica de grupo com o objetivo de averiguar o potencial de criatividade de cada um, direcionando para o objetivo principal, o de apontar o que cada uma das empresas presentes na reunião buscam, para que as novas competências do SENAI possam ser implantadas em Juazeiro.
Por Denise Saturnino