Escolhida pela equipe de produção da TV Globo Nordeste para completar documentário sobre o bioma Caatinga, que será exibido em Setembro, pelo programa Globo Repórter, a Serra dos Prazeres é um dos poucos lugares que não sofreram com a degradação do homem, e a caatinga continua preservada.
De uma beleza rara, o lugar ainda guarda lendas e segredos milenares como: o poço da sereia, a fenda dos caboclos, a toca do lagarto e o brejo santo. Também podemos encontrar espécies animais que estão em extinção ou em perigo de extinção como: Tatuí, tatu verdadeiro, jaguatirica, gato do mato, onça pintada, tamanduá bandeira, entre outras. É possível conviver com aves como: gavião pé de serra, juriti, fogo pagou, rolinhas, asa branca, periquitos, bem-te-vi, e.t.c.
Os paredões rochosos guardam pinturas rupestres e cavernas admiráveis. Duas belíssimas fendas esculpidas pela própria natureza formando um abismo estreito com paredes íngremes precipício, cortado em terra por água; um desfiladeiro.
O local fica na área do Parque Nacional Boqueirão da Onça em Sento-Sé, a 18 km do povoado Lagoa do Marí. Voluntários da própria comunidade fazem a fiscalização ambiental para evitar prejuízos à natureza.