Todos os dias, um verdadeiro batalhão formado por garis e margaridas trabalha incansavelmente nas ruas do município. Em todos os bairros, as equipes da Prefeitura de Juazeiro varrem, recolhem lixo e entulho. Os trabalhos seguem um planejamento diário elaborado pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP). Em média, por dia, os agentes de limpeza recolhem 140 toneladas de resíduos.
Além dos trabalhos rotineiros, periodicamente são organizados mutirões para reforçar a limpeza em diversas localidades. Nestes serviços, agentes de limpeza são deslocados para vários bairros a cada semana para executar os trabalhos de varrição, recolhimento de lixo e entulho, e ainda pintura de meio-fio e capinação. Em geral, os trabalhos duram 14 a 25 dias, a depender da extensão da área.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, o mutirão é uma ação criada pelo governo municipal para atender cada região por completo e de maneira mais rápida. “Esse tem sido um trabalho realizado constantemente pela gestão. Entendemos que isso assegura o bem-estar da população e é ela quem pode contribuir mais efetivamente para a manutenção da limpeza, não descartando lixo na rua ou em dias em que não há coleta domiciliar”, ressaltou Eduardo.
O resultado de todo esse esforço tem tido o reconhecimento da população, que sempre elogia a limpeza da cidade. Para José Damásio Dias, que mora no bairro Jardim Vitória há três anos, a atuação da Prefeitura de Juazeiro é excelente. “Acho ótimo. Não tenho do que reclamar. As equipes sempre estão por aqui. O pessoal sempre deixa tudo mais bonito. Essa ação traz muitos benefícios para os moradores, como a valorização da comunidade e elevação da autoestima de todos, mas além da atuação da Prefeitura, precisamos acima de tudo da cooperação de todos para manter os espaços públicos sempre conservados e organizados”, disse.
Rafael Alves que trabalha numa gráfica na Avenida Luiz Inácio Lula da Silva também enaltece o serviço. “A gente percebe que existe organização. Realmente não tenho do que reclamar. Só tenho queixa em relação ao comportamento de algumas pessoas, que não cooperam, jogando lixo no chão. Tem gente que não entende que o lixo deixa a cidade feia e também traz incômodo e doenças”, contou Rafael.
Já Adriana Oliveira, que é dona de um bar na Avenida Elizeu Nascimento, destacou que equipes da Prefeitura sempre estão por toda cidade realizando os trabalhos de limpeza. “Quem anda pelas ruas de Juazeiro observa que os agentes de limpeza estão por todos os lados fazendo o seu trabalho, mas é preciso que os próprios cidadãos contribuam com gestos simples, como não jogar lixo na rua ou em canais, dispor os resíduos na frente de casa no dia da coleta domiciliar. O ato de não jogar o lixo em local impróprio ajuda bastante, pois o seu acúmulo favorece o aparecimento de insetos”,
O morador da quadra L no Parque Centenário, João Batista de Oliveira, parabenizou os Mutirões de Limpeza executados pela SESP. “Os mutirões sempre são vistos na cidade, mas a população não contribui. O caminhão coletor tem o dia certo de passar, e tem pessoas que colocam o lixo na porta dias antes, assim fica difícil manter a cidade limpa”, salientou o morador.
Fonte: ASCOM SESP/PMJ