Temperos, ervas aromáticas, alimentos, brinquedos para venda e locação. Esses são alguns produtos que serão negociados pelos alunos do Sesc Petrolina para a comunidade na primeira Feira de Jovens Empreendedores Pequenos Passos (JEPP), que será realizada na próxima quarta-feira (18/10), às 17h, no Ginásio de Esportes.
O evento, aberto à comunidade, é uma oportunidade para os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental colocarem em prática o que aprenderam com o programa. A iniciativa, que tem o apoio do Sebrae, tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e jovens, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil. É a primeira vez que o JEPP é realizado no Sesc Petrolina e desde o mês de julho professores e 180 estudantes da Unidade estão envolvidos com o programa.
“Esta importante parceria do Sesc e Sebrae visa fomentar e desenvolver desde cedo nas crianças o espírito empreendedor. Durante dois meses os professores passaram por uma formação oferecida pelo Sebrae. Após essa etapa, os estudantes passaram a vivenciar duas vezes por semana, em sala de aula, noções de empreendedorismo por meio de oficinas e orientação sobre plano de negócios, por exemplo. Assim, as crianças tornam-se pequenos empreendedores, aprendendo noções sobre preço, vendas, marketing e outros conceitos”, explica a supervisora pedagógica do Sesc Petrolina, Maricelma Barreto.
JEPP – O programa utiliza recursos lúdicos como ferramenta de envolvimento e fixação de conceitos, com cursos que geram interesse sobre o mundo dos negócios e ensinam aos alunos como dar os primeiros passos rumo ao sucesso em sua vida profissional futura. Os professores participaram de capacitação promovida pelo Sebrae para replicar o conhecimento às crianças.
“A proposta do programa é que a educação deve atuar como transformadora do sujeito incentivando à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores. São práticas de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento de atributos e atitudes para a gestão da própria vida”, diz a gerente da Unidade do Sebrae no Sertão do São Francisco, Edneide Gonçalves Libório.




