Na próxima terça-feira (6) e nos dias 13 e 20 de março o Sesc Petrolina apresenta no Teatro Dona Amélia, a Mostra de Cinema “Clássicos Sci-Fi – Uma Jornada de Quatro Décadas pelo Fantástico Mundo dos Filmes B de Ficção Científica”. As exibições acontecem sempre às 19h, com classificação indicativa de 14 anos.
Com entrada gratuita, durante a mostra serão exibidas três obras-primas da ficção científica. A abertura acontece na terça-feira com o filme “A Ameaça que veio do Espaço”. Com direção de Jack Arnold, o longa norte-americano de 1953 se passa no interior do Arizona, quando um astrônomo descobre que uma espaçonave caiu no deserto, mas ninguém acredita nele. Quando moradores começam a desaparecer, ele decide investigar. O filme é baseado em um conto de Ray Bradbury, que também é autor de Fahrenheit 451.
No dia 13/3, os apreciadores do gênero poderão assistir ao filme “Os Malditos”, de 1963. Dirigido por Joseph Losey o filme conta a história de um turista norte-americano, jovem líder de uma gangue e sua problemática irmã que acabam presos em um complexo secreto, que faz experiências com crianças. Uma fascinante parábola sobre a paranoia atômica.
A mostra será encerrada no dia 20 de março, quando será exibido o filme “O Planeta dos Vampiros” de 1965. Dirigido por Mario Bava, o longa de 88 minutos se passa em um futuro não muito distante, onde uma missão de investigação do planeta chamado Aura, lança duas naves no espaço, Argos e Galliot. Ao chegarem a superfície de um planeta desconhecido, a tripulação começa a lutar entre si, sem entender o motivo, tendo então que descobrir o que há no planeta.
“A mostra é uma oportunidade para que o público tenha acesso a obras importantes que influenciaram a produção contemporânea de filmes desse gênero. São referências para os filmes de ficção científica”, diz o instrutor de atividades artísticas do Sesc Petrolina, André Victor Brandão.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.
Ascom






