O setor de máquinas e equipamentos da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) iniciou nesta semana a limpeza do Canal do Macarrão no trecho que corta os bairros Nova Esperança, Piranga, Breve Lar, até a Lagoa de Bosco. O trabalho que é realizado com o auxilio de uma máquina hidráulica reduz a proliferação de muriçocas, além de melhorar a vazão das águas pluviais e garantir a qualidade de vida da população.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, a limpeza executada nos canais do município é realizada permanentemente seguindo uma programação para que todos os bairros sejam atendidos. “Para obter êxito neste serviço, a SESP necessita que a população esteja engajada na colaboração da manutenção, já que jogar lixo nos canais é uma prática ainda comum e que pode ser vista diariamente em vários pontos da cidade”, disse o secretário.
Para combater os efeitos negativos desse hábito e garantir uma cidade sempre limpa, a SESP realiza a retirada de resíduos, impurezas e todo tipo de lixo depositado pela própria população. A SESP informa que somente este ano já foram removidos mais de 2 mil toneladas de resíduos e vegetação. “Durante as ações de limpeza são retirados lixo doméstico, pneus, sofás, garrafas PETs, colchões. Além da obstrução que causa alagamentos, o depósito desses materiais provoca a proliferação de roedores e muriçocas”, finalizou Eduardo.