Diariamente, os agentes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) atuam em pontos diversos do município através dos Mutirões de Limpeza. Nesta terça-feira (9), as ações estão concentradas nos bairros Codevasf, Jardim Flórida, Jardim Vitória e Centenário, além da Orla Fluvial e Rua do Riso (Piranga). Entre as atividades desenvolvidas nas ruas estão varrição, capinação, recolhimento de entulho e lixo e pintura de meio-fio.
De acordo com o gerente de Limpeza da SESP, Jorge Medrado, cerca de 140 toneladas de entulho e lixo são recolhidos pelos agentes diariamente. “Apesar de a limpeza e coleta domiciliar serem realizadas permanentemente em toda a cidade, vários pontos de descarte irregular de lixo foram identificados nas vias e logradouros públicos com grandes quantidades de resíduos, tanto domésticos quanto provenientes de obras e reformas. Todo esse material lançado indevidamente, contribuem para a poluição, entupimento de canais, proliferação de insetos e ratos.
Segundo o gerente, o mutirão é uma ação criada pelo governo municipal para atender cada região por completo e de maneira mais rápida. “Todo este trabalho de limpeza só ocorre graças à preocupação da Prefeitura em assegurar a existência de profissionais suficientes e qualificados. Assim a própria população pode contribuir mais efetivamente para a manutenção desta limpeza, ao ver todas as vias livres de resíduos, e não descartar lixo na rua ou em dias em que não há coleta domiciliar”, ressaltou Jorge.
Outras equipes também atuam com a varrição diária nesta terça-feira, nas ruas José Petitinga, Princesa Isabel e Rua do Paraíso, Avenidas Flaviano Guimarães, Adolfo Viana, Santos Dumont, Raul Alves e Travessa da Maravilha; Parque Lagoa do Calu, Ilha do Fogo, área central, além das Feiras livre dos bairros Alto da Maravilha e Alto do Alencar.
Os trabalhos de limpeza acontecem em logradouros públicos através de um planejamento que observa a necessidade dos bairros e também pontos específicos, como avenidas de grande fluxo de veículos e pedestres, além do atendimento de demandas da população que apresenta suas necessidades através dos canais de comunicação da Secretaria. As solicitações chegam via atendimento telefônico (3612-5411), e também via ofício, encaminhado a SESP, localizada no espaço onde funciona a CMC (Central de Material de Construção), e a garagem do município, em frente à empresa Icofort, s/n, no Distrito Industrial.