A comunidade de Itamotinga participou na noite desta quinta-feira (17) da segunda sessão itinerante, ação que foi implementada pela atual gestão da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Juazeiro. O objetivo deste projeto é abrir espaço na tribuna da Casa Legislativa para as reivindicações da população.
A população solicitou recuperação das estradas que dão acesso ao distrito e a outras comunidades a exemplo da BA 210 mais medicamentos nas unidades de saúde e médicos.
“Estamos aqui para agradecer as máquinas que estão na estrada e que recuperaram alguns pontos. Mas essa região sonha com a pista. Estrada é paliativo, quando chove, estraga e volta o problema”, reforçou o comunitário Paulo Canário e completou, “as estradas são fundamentais para o escoamento da produção”. Canário também revelou que muitas comunidades ainda estão sem energia elétrica, “Interfiram junto ao Estado para trazer energia para essa parcela da população”.
O vereador Eduardo Lopes (PCdoB), um dos representantes na Casa Legislativa na região, lembrou as dificuldades que forma enfrentadas pelos produtores da região. “Foi um momento difícil na greve dos Sem Água, em 1997. Nos estabilizarmos enquanto produtores com muita luta e quero dizer que nos últimos 13 anos vimos muitos avanços”, destacou.
Eduardo citou outra reivindicação da comunidade: o saneamento – “O projeto Curaçá NH1, 2 e 4 necessita dessa intervenção até mesmo para proteger o nosso rio. Assim como as comunidades de Guanhães e Pontal que são ribeirinhas e tem urgência do saneamento”.
O vereador Ronaldo Alves, o Roninho (PMDB), que representa a sede do distrito endossou o discurso do colega edil e destacou também a necessidade de interligar a estrada entre os distritos de Itamotinga e Maniçoba.
“Construir pistas, asfalto, disso depende o transporte de qualidade para retirarmos nossos produtos dos projetos. Precisamos levar ao Executivo Municipal a dificuldade na marcação de exames e cobrar o mutirão da saúde que foi uma indicação minha aprovada por todos os vereadores”, afirmou.
Roninho informou que também solicitou do Executivo a construção de quadras cobertas em todas as comunidades do distrito.
Todos os vereadores se pronunciaram reforçando a importância da participação da população nas sessões. “Vamos levar todos os reclames ao Executivo Municipal, deputados, para atender as necessidades dessas comunidades. Daqui sairá um documento que será assinado por todos os vereadores e encaminhado ao prefeito Isaac Carvalho”, prometeu o presidente da Câmara, vereador Damião Medrado (PSD).
A próxima sessão itinerante será realizada no dia 24 de setembro, a partir das 18h, no bairro Piranga, sede do município. Participaram da sessão, o presidente da Casa, vereador Damião Medrado (PSD), o vice-presidente Tiano Félix (PT), o secretário ad hoc, Pedro Filho (PR), Anderson da Iluminação (PP), Agnaldo Meira (PCdoB), Sargento Bastos (PROS), Amilton Ferreira (DEM), Mitonho Vargas (PT), Alex Tanuri (PSDB), Bené Marques (PSDB), Suzanna Ramos (PTdoB), Francinalvo Leopoldo, Nalvinho (PTdoB), Fabio Luiz (PSB), e os vereadores representantes da comunidade sede e projetos de irrigação, Ronaldo Alves, Roninho (PMDB) e Eduardo Lopes (PCdoB).
Histórico
Itamotinga tem 140 anos de distrito com uma população estimada em 18.600 pessoas, divididas em 74 comunidades. Possuidor de agricultura forte e permanente que gera na região mais de 2.000 empregos diretos. A localidade tem uma pecuária forte de caprinos e ovinos, com mais de 12 mil cabeças.