Por Jailson Barreto
O III Simpósio Baiano de Jornalismo e Literatura, realizado pela Academia de Letras da Bahia, pela Associação Bahiana de Imprensa e pelo Gabinete Português de Leitura será realizado na próxima quinta-feira, 12, na sede da Associação Baiana de Imprensa (ABI), que trará como tema “Verdade e Liberdade de Expressão” as questões pertinentes ao direito de imprensa e democracia. O evento, que é gratuito, faz parte de uma série de atividdades desenvolvidas pela ABI.
Em sua terceira edição, o simpósio vai tratar da importância do jornalismo e da literatura na busca pela verdade e para a desconstrução do contexto atual de proliferação de notícias falsas, impulsionada pela velocidade e profusão cada vez maior de informações, bem como a utilização equivocada das novas tecnologias. Além da ‘Inteligência Artificial e os impactos na Democracia’, também será discutidas às ’Fronteiras narrativas e da liberdade’ e “As fake news no cotidiano das fricções democráticas’. O presidente da Tribuna da Bahia, Walter Pinheiro, será mediador que falará sobre um tema atual quem tem causado muitas dúvidas entre os usuários das novas tecnologia: Inteligência Artificial e os impactos na Democracia.
Durante o evento, jornalistas que se destacaram no processo de construção da democracia brasileira colocando sua integridade em risco na luta pela causa serão homenageados. Nomes como o da jornalista catarinense Juliana Dal Piva (ICL Notícias) – apresentadora do podcast ‘A vida secreta do Jair’ e autora do best seller ‘O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro’; o jornalista britânico Dom Phillips (assassinado em 2022 na Amazônia, junto com o indigenista Bruno Pereira, a ativista baiana Alessandra Sampaio; e o jornalista baiano Flávio Costa, colunista do Portal UOL e consultor editorial do site Alma Preta, autor de reportagens investigativas sobre corrupção no Judiciário e na política, crime organizado e violações de direitos humanos. Todos os nomes que exercem a profissão com o objetivo de tornar o jornalismo um dos pilares para uma sociedade brasileira democrática.
Entre os participantes dos debates, estão os destacados intelectuais da Bahia como João Figueira, professor da Universidade de Coimbra; Ordep Serra, antropólogo, artista, professor e escritor; Ernesto Marques, jornalista e presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI); Flávio Novaes, jornalista e vice-presidente do Gabinete Português de Leitura; Suzana Barbosa, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia; Lucas Reis, presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP); Frederico Oliveira, jornalista, doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA; Emiliano José, ocupante da cadeira 1 da Academia de Letras da Bahia, político, jornalista e escritor; Paulo Ormindo de Azevedo, membro da Academia de Letras da Bahia, arquiteto, consultor da UNESCO; Carlos Ribeiro, jornalista, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), escritor, membro da Academia de Letras da Bahia; Adriano Sampaio, professor adjunto da Facom/UFBA e Mara Santana, jornalista, assessora de Comunicação da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE).
O evento será no dia 12 de setembro, às 8h30, com previsão de término às 17h30. A sede da AbI, fica na Praça da Sé, Edifício Ranulfo Oliveira – Rua Guedes de Brito 1 – 2º andar – Centro. As atividades são abertas ao público com inscrições pela site sympla.
Tribuna da Bahia