O VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil será realizado em Salvador, na Bahia entre os dias 25 e 28 de novembro. O evento é uma realização do Consórcio Pesquisa Café. Os interessados em participar com trabalhos científicos poderão encaminha-los até o dia 10 de setembro.
Anteriormente, o Simpósio foi marcado para a cidade de Vitória da Conquista, mas mudou de lugar em virtude de adequação dos limites financeiros recém-aprovados às estimativas de custeio prevista no projeto de realização do evento. “Foi imperativa a decisão para que pudéssemos reduzir substancialmente os custos previstos com passagens, hospedagem, deslocamento de palestrantes e equipes técnicas, montagem de infraestrutura etc”, explica o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo.
Os Simpósios de Pesquisa dos Cafés do Brasil já fazem parte da agenda brasileira de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000, quando foi realizado o primeiro evento pelo Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café. O principal objetivo do evento é promover discussão com a comunidade científica e com representantes dos diversos setores da cadeia produtiva do café sobre demandas de pesquisa e tecnologias e produtos desenvolvidos pelas instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café para aumento da competitividade do setor cafeeiro e melhoria da qualidade do produto, com sustentabilidade ambiental e inclusão social. Dessa forma, o evento contribui para o fortalecimento da economia e para o desenvolvimento do Brasil.
O evento reúne representantes da pesquisa, ensino e extensão e ainda, como pesquisadores, estudantes, professores, e ainda extensionistas, produtores, lideranças de associações e cooperativas, representantes da agroindústria, empresários, entre outros interessados. A expectativa que o evento reúna cerca de 800 participantes.
Durante o encontro serão discutidos temas como “Pesquisa cafeeira – sustentabilidade e inclusão social”; “A atividade cafeeira como sustentabilidade e inclusão social”; Avanços e desafios do Consórcio Pesquisa Café”, “Tendências de consumo e novas oportunidades para os cafés do Brasil” e “Tecnologias aplicadas à sustentabilidade da cafeicultura”. O evento também terá apresentação oral de trabalhos, sessões de pôsteres e visitas técnicas em regiões produtoras da Bahia mediante adesão de interessados.
da redação do Nordeste Rural