O sistema de transporte público de passageiros em Petrolina vem enfrentando, como em todo País, uma das maiores crises do setor. O plano de mobilidade PLANMOB, aprovado por unanimidade na Câmara de vereadores em 2016 e sancionado pela Prefeitura (Lei Municipal 2828 e Decreto 060) prevê a otimização da atual rede de transporte, melhorias na infraestrutura viária, terminais e abrigos de parada. Mas essa implantação está pendente até a presente data.
Ainda assim, O sistema MobiPetrolina possui índice de eficiência superior a 96,5% de cumprimento das viagens diárias. As empresas vêm empenhando esforço máximo para manter a renovação da frota. Hoje o sistema possui uma das melhores tecnologias embarcadas do Nordeste, com Bilhetagem eletrônica, controle biométrico, frota totalmente monitorada via GPS, com aplicativos de previsão de chegada nos pontos, bem como uma completa rede de recargas, com vendas pela internet e aplicativos de recarga através de cartão de crédito.
Diferente do que ocorre em outras cidades, em Petrolina não existe nenhum tipo de subvenção à tarifa. Na última década, todas as tarifas foram reajustadas via judicial, com exceção da tarifa calculada no final de 2015 e início de 2017. Entendemos que o serviço ainda precisar melhorar, mas não serão as empresas isoladamente que irão conseguir. Transporte Público é um serviço essencial e, para isso, é fundamental o engajamento dos poderes públicos, dos empresários e da sociedade.


