SME (Secretaria da Educação) de Sobradinho deu início aos preparativos para a realização da Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2013. Com o tema Educar na Diversidade para Construir a identidade do município, a jornada teve início na noite de ontem (25), no Clube Santana, com palestras e apresentações culturais; e palestras, no Memorial da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), nesta terça-feira (26) e quarta-feira (27).
Oferecer formação e promover a integração dos profissionais investindo na requalificação da educação do Município, garantindo que se torne democrática. Este é o principal objetivo do evento. “Todos os servidores da Educação, estão tendo a oportunidade de aprimorar conhecimentos e vivenciar momentos agradáveis de boa música, dança e valorização da nossa cultura”, diz a Secretária Municipal da Pasta, professora Ducilene Kestering, que abriu oficialmente a Jornada.
A programação conta com momentos culturais e seis palestras a serem ministradas por profissionais renomados, como, Pedro Demo, Jane Patrícia, Celso Antunes e Edigleide Rabelo. De acordo com a secretária, os palestrantes foram selecionados pelo currículo e o trabalho que desenvolvem na área; os temas estão relacionados à Educação na Diversidade, Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade; e Como ensinar valores, estimular inteligências e discutir-se emoções.
O evento é organizado no sentido de debater as ações a serem desenvolvidas pela SME, no decorrer do ano letivo, bem como, para proporcionar mais interação entre os profissionais de educação da rede de ensino municipal. O tema desta edição foi escolhido a partir da necessidade de tratar e aprofundar assuntos referentes à identidade de Sobradinho na diversidade da sociedade que constitui no que diz respeito ao ensino. “Precisamos refletir sobre o que a rede oferta atualmente, o que Sobradinho pensa para a educação, assim como, levantar aspectos importantes sobre os valores humanos que tratamos nas escolas”, justificou a prefeito Luiz Vicente Berti, informando que dedicará uma atenção especial aos educadores do município, através da valorização do profissional do magistério, com investimentos em formação continuada e na infraestrutura das escolas.
Durante o evento o professor da Univasf, Dr. Celito Kestering apresentou a palestra Educação: na diversidade a identidade através do levantamento de informações históricas e dados arqueológicos que resgatam atributos da identidade tapuia, portuguesa, dos barrageiros e outras. “A pesquisa tem o objetivo de destruir o etnocentrismo colonialista e as imagens estereotipadas dos outros e construir uma ponte entre a pré-história e a história para ajudar na construção da identidade de Sobradinho”, explica.
A secretária de Finanças do município, Maysa Sanjuan também participou do evento, com a palestra Administração Pública, apresentando os desafios da gestão administrativa e financeira do município e a importância de estabelecer parcerias para fortalecer a gestão, promover a reestruturação do quadro de funcionários e realizar capacitação dos servidores.
Participaram do evento, o vice-prefeito, Paulo Lima, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Robson da Cruz, o Chefe de Gabinete, Alexandre Delles, o secretário de Planejamento e Gestão, Cícero Alves, a secretária de Agricultura, Josefa Rita da Silva, o pároco do município, padre Valmir Brasileiro, pastor Edilson Oliveira, representante do povo Indígena, Rafael Truká, coordenadores pedagógicos, professores e profissionais da educação.