Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, várias ações para alertar sobre a data estão ocorrendo no município de Sobradinho. O assunto começou a ser discutido terça-feira (14), na Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fernanda de Cássia Berti apresentou dados referentes ao tema. “O trabalho para atender e acompanhar as vítimas da violência é feito em conjunto com o Conselho Tutelar e as entidades parceiras. Nossa função é acolher as crianças em estado vulnerável no sentido de promover a segurança delas. A maior arma que nós temos de defesa contra o abuso e contra a exploração sexual é o conhecimento e a gente só o obtém a partir do momento que prestamos atenção e nos interessamos pelo assunto”, disse a secretária.
A campanha, que integra uma programação especial sobre o tema, realizada em alusão ao dia 18 de maio, marcado como Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promove a partir de hoje (15) palestras nas escolas de Sobradinho, que receberão a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para falar sobre o tema. No próximo sábado (18), será realizada uma passeata e apresentação dos programas sociais do Município que trabalham com o sistema de garantias da criança e adolescente. “A gente vai levar apresentações teatrais, e palestras para dentro de escolas. É um serviço para ir onde as famílias de fato estão”, explica Fernanda.
O presidente do Conselho Tutelar do município, Erivaldo Cassiano explica que o principal objetivo desta ação é conscientizar a sociedade a respeito não só sobre a importância do dia 18 de maio e reforçar as informações sobre como denunciar, mas sim de todos os temas que contemplam as crianças e adolescentes do município. “O Conselho Tutelar é a porta de entrada dos problemas da criança e do adolescente, a partir da identificação, o Conselho encaminha para as entidades parceiras. “A responsabilidade da comunidade é quando souber do abuso de crianças, ou violência doméstica, ou trabalho infantil, disque 100 ou procure o Conselho Tutelar e denuncie”, afirma Erivaldo Cassiano, referindo-se ao número do disque-denúncia, telefone específico para receber denúncias sobre este tipo de crime em todo o Brasil.
De acordo com a dona de casa, Regiane Oliveira, o evento é muito importante para alertar as famílias a observar melhor e prestar mais atenção nos filhos. Mãe de seis filhos ela diz que as pessoas têm medo de falar, e com essa ação educativa de combate à exploração sexual de menores, a responsabilidade é de todos.
A prefeitura de Sobradinho dispõe de diversos programas de proteção à criança e o adolescente, como o Creas, Cras, Cebec, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com o Conselho Tutelar, Projeto Amor e Ação, Funamb, APAE de Sobradinho, Conanda, CECA e Casa das Antonitas.