O som da Ordem Militar e a memória dos ex-combatentes integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial foram as estrelas da noite dessa quarta-feira (04). A Prefeitura Municipal de Petrolina em forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelos homens convocados a defender as nações do regime que se impunha até 1945 do ditador nazifascista Adolf Hitler receberam homenagens através do mais novo monumento criado pelo artista plástico Ledo Ivo.
Denominado “Os Pracinhas”, o monumento faz referência aos ex-combatentes brasileiros que lutaram na guerra, em especial àqueles que vivem na região. Após o fim da luta, decretada oficialmente em 02 de setembro de 1945 quando foi assinada a rendição alemã diante das tropas aliadas, alguns combatentes escolheram Petrolina e região como aporte para iniciar uma nova vida.
“Temos na região alguns dos combatentes que hoje recebem uma justa homenagem de reconhecimento, valorização e respeito aos homens que precisaram deixar tudo para lutar por um mundo mais digno e livre. O monumento é uma forma de fazer lembrar constantemente essa história”, justificou a secretária de Cultura de Petrolina, Roberta Duarte.
Houve ainda uma celebração religiosa presidida por Dom José Francisco Falcão, Bispo Auxiliar da Arquidiocese Militar do Brasil, e o monumento recebeu as suas bênçãos. Além disso, ele realizou uma oração pelos sobreviventes e em sufrágio dos militares que perderam a vida nos campos de batalha.
A cerimônia contou com a presença da sociedade civil, além de lideranças militares presentes em Petrolina. Em especial, participaram do momento quatro dos ex-combatentes que vivem na região atualmente. Satisfeito com tudo que presenciou, o ex-combatente Elias Cordeiro Lima revelou sua emoção e gratidão pelo memorial que, agora, faz parte do município. “Estou muito feliz e honrado pela homenagem. Não há nada melhor que isso: ver nossa história sendo contada através desse monumento”, declarou.
O trabalho, que também é parte do projeto de urbanização e valorização das praças e canteiros públicos, integra ainda uma segunda etapa da ação que pretende criar na Praça Kennedy localizada no Centro da cidade, um memorial com relatos sobre os horrores da guerra. A ideia é tornar mais acessível as informações como forma de conscientizar os jovens sobre a importância desses momentos, além de reforçar a cultura de paz entre as nações.