O primeiro dia de provas da primeira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) teve uma abstenção de 9,63%. O índice equivale a 2.709 faltosos do total de 28.121 candidatos inscritos.
Quatro candidatos foram eliminados porque os celulares tocaram no momento de provas. Três eliminações ocorreram no Recife e uma em Arcoverde, no Sertão.
De acordo com as regras para os candidatos que realizam o vestibular de forma seriada, a eliminação é feita por dia. Por isso, esses candidatos puderam fazer as provas ontem (12), normalmente.
As provas do SSA 1 são realizadas na perspectiva do novo currículo. Por isso, os testes não são divididos por disciplinas e sim por um conjunto de matérias agrupadas em quatro áreas do conhecimento, semelhante ao que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No domingo (11), foram 45 questões distribuídas entre as áreas de linguagem e de ciências humanas. Ontem (12), foram outros 45 quesitos de matemática e de ciências da natureza.
Os gabaritos foram liberados após o término das provas da segunda, no período da tarde, juntamente com os cadernos de provas e abstenção do último dia do exame. O desempenho individual dos estudantes será divulgado até o dia 31 de março de 2023.
No SSA, os alunos realizam as provas em cada um dos três anos do ensino médio. Ao final do processo, as notas são somadas e divididas por pesos específicos. Com o resultado, os estudantes podem concorrer a 1,8 mil vagas nos 54 cursos da UPE.
Para solucionar dúvidas sobre o SSA, a Universidade de Pernambuco disponibilizou uma página na internet, o e-mail processodeingresso@upe.br e os telefones (81) 3183-3660 e 3183-3791.
G1 Pernambuco
Foto: Pedro Alves/G1