A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá sediar, de 12 a 14 de fevereiro de 2014, I Congresso Norte-Nordeste de Formação para o SUS (Congrefor). O evento será realizado no Complexo Multieventos, campus Juazeiro (BA), e o período para submissão de trabalhos segue até o próximo dia 16 de janeiro. A submissão dos resumos será realizada exclusivamente pelo site do evento.
Cada participante pode submeter até dois resumos como autor principal. Os trabalhos devem se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos: Redes de atenção à saúde; Vigilância em saúde; Saúde mental, álcool, crack e outras drogas; Experiências pedagógicas inovadoras; Etnia, Raça e Saúde; Educação permanente em saúde; Educação popular em saúde, mobilização, controle e participação social em experiências de formação; Formação em residências para o SUS. Os trabalhos serão apresentados em Rodas de Diálogos.
O I Congrefor visa discutir questões pertinentes à formação profissional direcionada para o Sistema Único de Saúde (SUS), considerada pelos organizadores do evento um dos maiores desafios para a sustentação e consolidação do sistema de saúde nacional. A edição deste ano terá como tema “Formação crítico-reflexiva para o trabalho no SUS: experiências e desafios para a produção coletiva”.
A taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 120,00 reais, de acordo com a categoria profissional e com o período de inscrição no evento. Quem não for apresentar trabalho, pode se inscrever até o dia do evento, desde que ainda haja vagas. A programação completa do congresso está disponível no site.
A realização do I Congrefor marca também a segunda edição do evento no Vale do São Francisco. Em 2011, foi realizado I Congresso de Formação para o SUS do Vale do São Francisco, que agora passa a ter abrangência regional. A expectativa segundo a professora do Colegiado de Enfermagem Ana Dulce Batista dos Santos, que integra a comissão organizadora do evento, é que o evento tenha a participação de 800 pessoas. “A primeira edição do congresso no Vale do São Francisco teve 600 inscritos”, relata.
Ascom Univasf