Cerca de 1000 alunos dos municípios pernambucanos de Serra Talhada e Cabrobó, receberam esta semana os certificados de 37 cursos de capacitação doPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Na última terça-feira (23), a Câmara de Vereadores de Serra Talhada ficou pequena para o grande número de alunos, familiares e autoridades do município. Com a oferta gratuita dos cursos, ministrados pelo Sest Senat, os novos profissionais foram saudados por várias autoridades, dentre elas, o vice-presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste (Fetracan), Newton Gibson e o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, que aproveitou a solenidade para doar o terreno, onde será construída a Unidade do Sest Senat no município.
Para Newton Gibson, que destacou a importância da formatura dos alunos nos mais diferentes segmentos de geração de renda e qualificação profissional,a oportunidade foi duplamente feliz. “A partir da capacitação destes novos profissionais, que abre melhores perspectivas no concorrido mercado de trabalho, completamos nossa alegria com a doação do terreno, onde serão investidos R$ 12 milhões numa área de 2,8 hectares. Será uma estrutura para atender cerca de 20 mil pessoas, comrestaurante, centro médico, ginásio de esportes e centro de formação profissional, onde acontecerão cursos técnicos de logística de transporte”.
Cabrobó
Já na quarta-feira pela manhã, foi a vez de Cabrobó receber os certificados da terceira etapa do Pronatec. O vice-prefeito Romero Gomes e o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Luiz Cavalcanti deram as boas vindas aos novos profissionais, muitos deles recepcionistas, cabeleireiros, auxiliares administrativo, manicures e salgadeiras, a exemplo de Aparecida Moura, que já está atuando na área.
“Foi muito importante participar do Pronatec, aprendi tudo bem direitinho e já estou fazendo doces, tortas e salgados, inclusive, todas as delícias que estão sendo servidas nesta solenidade foram compradas a mim, do meu próprio negócio”, comemorou.
Para o diretor do Sest Senat de Petrolina Marcílio Cavalcanti, os cursos do Pronatec – com carga horária mínima de 160 horas, além da educação profissional e tecnológica, estão movimentando a economia de 12 municípios da região. “Temos informações das prefeituras que tem diminuído significativamente o número de pedidos de auxílios e empregos. Nos cursos de geração de renda, a exemplo de cabeleireiros e mecânicos de motos, metade dos alunos já consegue emprego antes de receber o certificado e muitos deles, abrem seu próprio negócio”, finalizou Marcílio Cavalcanti.
—
CLAS Comunicação & Marketing